Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

A Secretaria Municipal da Saúde (Semus) emitiu nessa terça-feira, 22, uma nota técnica de recomendação com uma série de medidas que a população deve tomar diante da circulação da subvariante BQ.1 da ômicron da Covid-19 no Brasil. A nota foi elaborada pela Vigilância em Saúde da pasta. 

A nota considera o aumento significativo de casos de Covid-19 em Palmas, embora até o momento não haja confirmação de casos da subvariante na Capital. Entre outros pontos considerados também está a incompletude do esquema vacinal contra a doença de boa parte da população. 

A adoção do uso de máscara está entre as medidas elencadas. A recomendação se aplica aos estabelecimentos de saúde (tendo em vista a grande circulação de idosos, crianças e pessoas imunossuprimidas nestes espaços), transporte público, ambiente escolar e transporte escolar. 

A Semus também recomenda a adoção do uso de máscara pelas pessoas que estão com sintomas gripais. A esse público também é indicado que evite locais fechados e aglomerações. 

Aos departamentos de trabalho, comércio e igrejas ou outros lugares com grande circulação de pessoas, a Semus indica a disposição de álcool em gel, lavagem das mãos com água e sabão, uso de máscara e sempre que possível a manutenção da ventilação natural.

Além de todas essas medidas, a Semus também reforça a importância de completar o esquema vacinal, a testagem para pessoas com sintomas gripais e/ou contato com caso confirmado e ainda o isolamento desse público. 

Confira aqui a nota ténica de recomendação

Esclarecimento

Em uma outra nota de esclarecimento, a Semus trata da distribuição dos imunizantes da Covid-19, idade para aplicação da 4ª dose e outros assuntos. Confira o conteúdo da nota: 

A Secretaria Municipal da Saúde de Palmas (Semus) informa que o envio de doses é realizado pelo Ministério da Saúde, órgão responsável pela distribuição dos imunizantes. Ressalta que o município de Palmas segue a orientação do Ministério da Saúde, que, por meio da Nota Técnica nº 176/2022 da Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização, publicada em junho deste ano, recomenda a aplicação da 4ª dose da vacina anti Covid-19 para a população acima de 40 anos ou população imunossuprimida acima de 12 anos de idade.

 A Semus informa que até o momento não há orientação do Ministério da Saúde quanto à redução da idade para aplicação deste reforço, bem como, não ocorreu o envio de novas doses que pudessem garantir a imunização completa para o público com idade inferior a 40 anos. O município aguarda novas orientações e envio de doses para seguir a aplicação. 

A Semus ressalta que existe ainda no município a necessidade de elevar a porcentagem de aplicação da 3ª dose (dose de reforço) na população acima de 12 anos, para garantir maior proteção, principalmente contra formas graves da doença.

Por fim, a Semus informa que o imunizante Pfizer Infantil está disponível para bebês de 6 meses até 2 anos de idade, com comorbidades, para imunização em 3 doses (D1 + D2 após 01 mês + D3 após 02 meses).