Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Delegados do Tocantins que representarão o Estado na Conae 2022.

Delegados do Tocantins que representarão o Estado na Conae 2022. Foto: Dicom Seduc

Foto: Dicom Seduc Delegados do Tocantins que representarão o Estado na Conae 2022. Delegados do Tocantins que representarão o Estado na Conae 2022.

Cerca de 50 representantes do poder público, da sociedade civil organizada e profissionais da educação do Tocantins participa da IV Conferência Nacional de Educação (Conae), de 29 de novembro a 1º de dezembro, que contará com representantes de todo o Brasil. As atividades da conferência serão realizadas on-line e a abertura, nessa terça-feira, será presencial, em Brasília, às 8h, com a participação das equipes de sistematização das propostas dos estados.

Realizada a cada quatro anos, esta edição tem como tema “Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira”. A Conferência tem como principal objetivo debater as políticas públicas de promoção e fortalecimento da educação brasileira e avaliar a execução do Plano Nacional de Educação (PNE) vigente e subsidiar a sua elaboração para o decênio de 2024-2034.

A delegação tocantinense é composta por 15 representantes de colegiados estaduais, 23 de entidades representativas de movimento de afirmação de diversidade, 11 delegados eleitos na Etapa Estadual, três representantes do Fórum Estadual de Educação e um representante da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e de órgãos de controle.

Os representantes do Tocantins terão direito a voz e voto durante as plenárias da Conferência, contribuindo com as propostas apresentadas pelo Documento Base que norteará o novo Plano Nacional de Educação.

A programação da Conferência está dividida em três eixos: A avaliação das diretrizes e metas do Plano Nacional da Educação (PNE) para o período de 2024 a 2034; uma escola para o futuro: Tecnologia e conectividade a serviço da educação e Criação do Sistema Nacional de Educação (SNE): Avaliação da Legislação inerente e do modelo em construção.

Coordenadora dos trabalhos de sistematização das propostas dos estados, a professora Sandra Franklin destacou que a Conae representa um importante espaço democrático de debates educacionais do país. “Participar e contribuir com esse momento histórico da educação brasileira, sobretudo por se tratar de temáticas que envolvem as participações sociais e democráticas no âmbito da política educacional e que nortearão o Plano Nacional de Educação para os próximos 10 anos, de fato é uma experiência enriquecedora", destacou.

A Conferência contará com a participação de cerca de 1493 delegados cadastrados de todo o país, sendo 759 eleitos em etapas estaduais da Conferência, 298 representantes dos colegiados estaduais e 431 de entidades representativas de movimento de afirmação de diversidade, que terão direito de voz e voto nas plenárias de eixos e plenária final, de acordo com o Documento Referência.