Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Mais de meio milhão de brasileiros são totalmente cegos e outros 6 milhões de pessoas no país têm baixa visão ou dificuldade grave para enxergar, segundo dados do último Censo. Hoje esses números podem ser ainda maiores e o que muitas pessoas não sabem é que uma das principais causas da cegueira é o diabetes: essa falta de informação inclui 54% das pessoas diabéticas ou até 63% quando só se considera pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de acordo com uma pesquisa do Ibope.

A Sociedade Brasileira de Diabetes aponta ainda que a retinopatia diabética chega a ser o principal motivo de perda total da visão em pessoas com idade entre 20 e 74 anos. “Isso acontece porque a glicemia descontrolada danifica os vasos sanguíneos da retina, estimulando o crescimento de novos vasos desordenados que podem romper, afetando a região do olho responsável pela formação das imagens enviadas ao cérebro”, explica o oftalmologista do Hospital de Olhos, Dr. Giusepe Graciolli.

Os dados alarmantes chamam a atenção para as consequências do diabetes para a visão. A perda da visão é o maior medo de 41% dos pacientes que têm a doença, segundo o Ibope. A visão é um dos sentidos mais importantes para a maioria das pessoas, afinal, através dos olhos é possível perceber boa parte do que está ao redor, se localizar e conseguir se deslocar, por exemplo.

“Para preservar a saúde da visão, vale a pena observar outros fatores de risco da retinopatia diabética como a pressão alta, a obesidade, os maus hábitos alimentares, a falta de atividade física regular e o vício em cigarros”, ressalta o oftalmologista.

A boa notícia é que é possível tratar a retinopatia diabética e, se o diagnóstico for precoce, pode ser que os especialistas consigam reverter as falhas na visão. Para isso, não dá para descuidar da saúde dos olhos, além de fazer uma visita anual ao oftalmologista, é preciso buscar ajuda sempre que notar algo diferente: visão borrada, percepção de pequenas “moscas” voando ou de flashes sendo disparados e a perda repentina da visão são os principais sintomas iniciais. (Precisa Assessoria)