Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos concluiu nesse sábado, 26, as três últimas edições do projeto do calendário de 2022. As ações aconteceram nos municípios de Muricilândia, Xambioá e Santa Fé do Araguaia, na região norte do Estado, onde foram devolvidas cerca de 2,7 mil embalagens, beneficiando diretamente 50 pequenos e médios produtores rurais.

O responsável técnico pelo Programa Estadual de Agrotóxicos da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), Juliano Milhomem, disse que a Agência contribuiu na mobilização dos produtores rurais destes municípios, e que além do resultado positivo no número de devoluções de embalagens, também foi realizado um trabalho de educação sanitária nas propriedades, orientando os produtores sobre a importância da devolução e uso correto de agrotóxicos.

O projeto de RI finaliza o ano, com 22 edições, e com um número de aproximadamente 33.200 embalagens vazias de agrotóxicos devolvidas, beneficiando cerca de 600 pequenos e médios produtores rurais em todas as regiões do Tocantins.

“O RI é um projeto que vem crescendo a cada ano no Tocantins, beneficiando os pequenos e médios produtores rurais que têm mais dificuldades em se deslocarem até as centrais e postos para devolverem as suas embalagens. E esta parceria entre a Adapec, as centrais de devolução de embalagens, prefeituras e sindicatos rurais é fundamental para a retirada deste passivo do campo”, destacou o presidente da Adapec, Paulo Lima.

Parceiros do RI

São parceiros do projeto: o Governo do Tocantins por meio da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev), a Central de Silvanópolis dirigida pela Associação dos Revendedores de Insumos Agropecuários de Porto Nacional (Areia), a Central de Pedro Afonso administrada pela Associação das Revendas de Insumos Agropecuárias do Médio Norte Tocantinense (Atria), a Central de Imperatriz/MA conduzida pela Associação do Comércio de Insumos Agropecuários da Região Tocantina (ACIART), sindicatos rurais e prefeituras.