Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) promoverá, na quarta-feira, 30, a partir das 8h30, no auditório do Quartel Geral da Polícia Militar, em Palmas, a ‘VI reunião anual de avaliação da Rede de Laboratórios Entomoparasitológicos do Estado do Tocantins’.

O evento leva em consideração o período chuvoso e o aumento de casos das arboviroses urbanas (chikungunya, dengue e zika) e tem como principal objetivo trabalhar a prevenção no sentido de eliminar os criadouros do mosquito e promover educação em saúde em todos os âmbitos, intensificando assim, as atividades de visitas domiciliares em primeiro momento. 

No evento serão apresentadas as avaliações dos municípios, metas de execução das ações de vigilância entomológica e controle vetorial dos principais agravos transmitidos por insetos do nosso estado.

Durante o encontro serão montados laboratórios itinerantes voltados para apresentação dos vetores das arboviroses e da doença de Chagas, bem como escorpiões de importância médica.

Dados

Dados da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), da SES-TO, apontam que o Estado do Tocantins registrou em 2021 3.617 casos confirmados de dengue e, até o momento em 2022 o número saltou para 19.002, um aumento de 425% de um ano para o outro.

Para os casos confirmados de chikungunya, a variação é ainda maior: aumento de 1.864%, sendo 189 casos em 2021 e 3.712 em 2022. Até o momento, 81 casos de zika foram confirmados no Tocantins. Em 2021, foram registrados 54.