O Tocantins apresenta durante o XIX Congresso Brasileiro de Informática em Saúde (CBIS-22), dois trabalhos científicos com os temas: ‘Integra Saúde Tocantins: Sala de Situação para o Planejamento e Execuções de Ações em Saúde’ e ‘Proposta de um Dashboard para monitoramento da lista de cirurgias eletivas de usuários do Sistema Único de Saúde do Tocantins’. Os trabalhos foram aprovados pela Comissão Científica do evento formada por renomados professores de Universidades federais, estaduais e Institutos nacionais e internacionais.
O evento ocorre de 29 de novembro a 02 de dezembro, em Campinas (SP) e aborda a temática sobre os ‘Sistemas Inteligentes para Saúde: desafios da ética e governança’. “A saúde digital vem mudando a maneira de se organizar e ofertar serviços de saúde em todo o mundo. Os sistemas inteligentes com uso direto ou indireto da Inteligência Artificial (IA), tem sido vistos como uma grande promessa para melhorar as práticas em saúde”, relata o programa do evento.
“A ideia de apresentar trabalhos num congresso como esse é justamente para mostrar o que tem sido feito na Secretaria Estadual de Saúde do Tocantins, em relação ao manejo de dados e informações em saúde, buscando sempre como critério a melhoria da tomada de decisão a partir da informação”, disse um dos autores dos trabalhos, o diretor Administrativo da SES-TO, Ullannes Passos Rios.
Outro autor dos trabalhos, o técnico do Integra Saúde, Paulo de Sousa Burgue ressaltou a importância da participação do Tocantins neste evento. “É importante conhecer novas tecnologias utilizadas atualmente na área da Saúde, aprimorando e formando novas percepções relacionadas ao futuro da tecnologia para o setor. Além de permitir a troca de experiências com colegas que atuam em diferentes seguimentos de aplicação da informática na saúde”, disse.
Os trabalhos foram assinados pelos técnicos da SES-TO, Paulo de Sousa Burgue, Ullannes Passos Rios, Renata Tavares Nascimento, Renata Nogueira Duran e Lucas Ribeiro Reis de Sousa. Também participam do Congresso os técnicos Wagner Santos de Jesus, Pedro Paulo Martins Galvão e Sabrina Matos de Aguiar.