A presidente da Agência de Fomento do Estado do Tocantins, Denise Rocha, participou na sede da Associação Brasileira do Desenvolvimento (ABDE), em Brasília-DF, do anúncio do pré-lançamento do Fórum do Desenvolvimento 2023. O Fórum propriamente dito ocorrerá em agosto de 2023, em data ainda ser definida. A ideia principal é que o cumprimento dos objetivos do ‘Desenvolvimento Sustentável’, indica um caminho possível para que o Brasil construa um futuro mais sustentável e de oportunidades para todos.
O Plano apresenta propostas concretas de políticas públicas, com ênfase na temática do financiamento, inclusivo e inovador para o Brasil. O fortalecimento do Sistema Nacional de Fomento – que congrega bancos públicos e de desenvolvimento federais e estaduais, agências de fomento, bancos cooperativos, além da Finep, e do Sebrae – é o eixo transversal às cinco missões propostas, quais sejam: 1) Futuro digital, inteligente e inclusivo; 2) Ecossistema de inovação em bioeconomia e para a Amazônia; 3) Agronegócio engajado; 4) Infraestrutura e cidades sustentáveis e, por fim, o quinto item, a Saúde como motor do desenvolvimento.
Uma vez definido, o Plano será encaminhado à presidência da república, órgãos do Governo Federal e presidentes da Câmara e do Senado. Haverá ainda um esforço de disseminação do Plano ABDE 2030 para todo o corpo das Associadas da ABDE, sociedade civil, academia e especialistas.
Na oportunidade do anúncio do Fórum de Desenvolvimento e, simultaneamente, a 118ª Assembleia Geral Ordinária da ABDE, seis gestoras do sexo feminino, que comandam instituições associadas do Sistema Nacional de Fomento, foram homenageadas, entre as quais, a presidente da Agência de Fomento do Tocantins, Denise Rocha.
“O governador do Estado do Tocantins é muito sensível e acredita na força do trabalho feminino. Me sinto prestigiada por gerir a autarquia e ser reconhecida pelo extremo zelo com os recursos públicos. É preciso enfatizar que não tenho medido esforços para que Agência cumpra seu papel social de fomentar a economia tocantinense”, pontuou a gestora.