Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­tica

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na manhã desta sexta-feira, 9, em coletiva de imprensa em Brasília (DF), os nomes dos primeiros ministros que farão parte do seu governo. 

Os futuros ministros serão os seguintes: Na Casa Civil, Rui Costa, governador da Bahia até dezembro; no Ministério da Fazenda, Fernando Haddad, ex-ministro da Educação e ex-prefeito de São Paulo; no Ministério da Defesa, José Múcio Monteiro, ex-ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e ex-ministro de Relações Institucionais; no Ministério da Justiça, Flávio Dino, senador eleito pelo Maranhão e ex-governador do Estado; No Ministério das Relações Exteriores o indicado é Mauro Vieira, ex-chanceler e embaixador do Brasil na Croácia.

A expectativa era que o primeiro bloco de ministros fosse anunciado só na próxima terça-feira (13), mas os primeiros nomes foram antecipados. "Tomei a decisão porque é preciso que algumas pessoas comecem a trabalhar para montar o governo e para criar condições da nossa estrutura, depois do dia 1°, comece a funcionar", declarou Lula na coletiva. 

Os demais ministros devem ser anunciados na próxima semana, após a cerimônia de diplomação de Lula e do vice-presidente eleito Geraldo Alckmin.