Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

A carcinicultura (cultivo de camarão) é uma atividade em crescimento no País e que apresenta potencial para ir ainda mais longe. Em 2021, foram produzidas mais de 78,6 mil toneladas, com valor de produção maior que R$ 1,6 bilhão. Os números são da Pesquisa da Pecuária Municipal (PPM) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A Embrapa, recentemente, lançou dois produtos voltados para essa cadeia produtiva de valor: um livro e um curso. Ambos digitais, com acesso gratuito e que abordam o mesmo tema: compostos nitrogenados no cultivo de camarão marinho.

O livro, que pode ser acessado e baixado neste link, tem como autora principal a pesquisadora da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE) Alitiene Pereira, que é especialista em biologia de organismos aquáticos.

Com linguagem clara e simplificada, a publicação trata de importantes aspectos do cultivo de camarão e outros organismos marinhos, que tem como um dos fatores mais críticos as concentrações de compostos nitrogenados, como amônia e nitrito, interferindo na qualidade da água usada nos sistemas.

“O manejo adequado desses componentes no ambiente de cultivo é extremamente importante. Com as técnicas adequadas e aplicação de boas práticas, o produtor consegue manter níveis seguros de compostos nitrogenados na água do sistema, reduzindo riscos à produção e garantindo melhores resultados de produtividade”, explica a autora.

Além de Alitiene, são autores do livro: a médica veterinária Hellen Kato, pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO); o engenheiro de pesca Valdemir de Oliveira, analista da Embrapa Meio-Norte (Teresina-PI); e especialistas em cultivo de camarão marinho da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Universidade Federal do Rio Grande (Furg) e da DAP Projetos Aquícolas.

Curso on-line

Além do livro, a Embrapa lançou curso sobre compostos nitrogenados no cultivo de camarão marinho dentro de sua plataforma e vitrine de capacitações, o e-Campo. Disponível neste link, já são 270 inscritos, incluindo participantes que concluíram o curso.

A organizadora é Hellen, que também colaborou com o livro. Segundo ela, “a grande vantagem da plataforma e-Campo, para nós, é a capilaridade. A plataforma possibilita que possamos chegar geograficamente a qualquer lugar, inclusive do mundo (temos vários alunos em outros países em cursos anteriores)”.

A pesquisadora da Embrapa Pesca e Aquicultura segue dizendo que “todos os benefícios do on-line, como flexibilidade de horários e rotinas, possibilitam que mais pessoas possam aderir ao curso, considerando a rotina pesada e constante de quem trabalha nas criações e também de acadêmicos”.

O curso foi desenvolvido considerando como públicos técnicos extensionistas com atuação em carcinicultura, produtores de camarão marinho e acadêmicos. São sete módulos técnicos e, no final, um oitavo com revisão de todo o conteúdo. O curso é uma forma de a Embrapa atender demanda da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC).

Tanto o livro como o curso são resultados do BRS Aqua, projeto que envolve mais de 20 Unidades e cerca de 270 empregados da Embrapa, além de bolsistas. Com forte caráter estruturante, já que por meio dele a empresa está incrementando sua infraestrutura de pesquisa em aquicultura, o BRS Aqua também se destaca na formação de recursos humanos especializados na área, sobretudo por conta das bolsas disponibilizadas.

São três as fontes de financiamento: o Fundo Tecnológico do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (Funtec / BNDES); a Secretaria de Aquicultura e Pesca do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SAP / Mapa), cujo recurso está sendo operacionalizado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); e a própria Embrapa. Mais informações sobre o BRS Aqua nesta página.