Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Marcio Vieira

Foto: Marcio Vieira

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, realiza nesta quarta-feira, 14, e na quinta-feira, 15, a I Jornada Aeroespacial do Tocantins (Jato), voltada para estudantes da rede estadual de ensino. A abertura oficial da Jornada foi realizada nesta quarta-feira, na Escola Estadual de Tempo Integral Professora Elizangela Glória Cardoso, em Palmas.

Durante os dois dias da Jato, os estudantes participarão de palestras sobre astrobiologia, de experiência de observação dos astros com telescópios e de competição do lançamento de foguetes, que nos dois dias de evento serão realizadas das 14h às 17h no estacionamento do Centro de Convenções Arnaud Rodrigues.

Conforme explicou o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, a iniciativa visa fomentar o protagonismo juvenil e novas formas de aprendizagem. “Além do conteúdo trabalhado em sala de aula, a Jornada Aeroespacial possibilitou aos estudantes a realização de seus experimentos, assim como conhecerem a dinâmica do espaço”, pontuou.

O evento reúne, na Capital, 52 estudantes de 9 escolas das Diretorias Regionais de Educação de Colinas, Arraias, Porto Nacional, Araguaína, Tocantinópolis, Gurupi e Dianópolis, que foram selecionados para a 16ª Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG – 2022), na etapa realizada nas unidades de ensino. 

Estão representadas: a Escola Estadual Francisco Pereira Felício – Colinas do Tocantins; a Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos - Colinas do Tocantins; a Escola Estadual Rezende de Almeida – Itapiratins; o Colégio Militar do Estado do Tocantins Custódia da Silva Pedreira – Porto Nacional; e o Centro de Ensino Médio Darcy Marinho – Tocantinópolis.

Além desses também participam da Jornada, alunos do Colégio Militar do Estado do Tocantins – Doutor José Aluísio da Silva Luz – Araguaína; do Instituto Presbiteriano Araguaia – Gurupi; do Colégio Estadual Doutor Abner Araújo Pacini – Almas; e do Colégio Estadual Desembargador Virgílio de Melo Franco – Paranã.

Entre os estudantes participantes estão os da Escola Estadual Rezende de Almeida, de Itapiratins, que participaram da edição deste ano da Mostra Brasileira de Foguetes (MOBFOG – 2022), em Barra do Piraí (RJ), de 5 a 8 de dezembro, e conquistaram três medalhas: Samuel Lima Luz, medalha de ouro; Rebeca Lopez e Nicole Milhomem, medalhista de prata; Gabriel Tavares, medalha de prata.

O estudante Samuel Lima Luz falou da experiência. “Iniciamos o nosso trabalho, com o incentivo do professor Beneval Soares ainda no começo do ano. E com esse incentivo conseguimos realizar um excelente trabalho e desenvolvemos conhecimentos sobre Física, Química e Matemática”, ressaltou.

Já a estudante Clara Vitória Santos Silva falou do trabalho realizado na Escola Estadual Lacerdino Oliveira Campos, de Colinas do Tocantins. “Além do aprendizado sobre os conteúdos das disciplinas que se relacionam com a temática, nós aprendemos sobre cooperativismo, pois o trabalho em conjunto faz toda a diferença. Estou muito feliz por estar em Palmas, junto com os meus colegas para participar dessa competição”, pontuou.

Premiação

Os 48 alunos participantes da I Jornada Aeroespacial do Tocantins (JATO) serão premiados com smartphones e, além disso, os três primeiros colocados receberão troféus reconhecendo o resultado do trabalho desenvolvido.