O Corpo de Bombeiros Militar do Tocantins comemorou 30 anos da implementação da corporação no Estado nesta quarta-feira, 14. A cerimônia aconteceu no Quartel do Comando Geral dos Bombeiros, em Palmas e contou também com o anúncio do lançamento de edital para mais um concurso público para 10 vagas para cadetes e 100 para alunos-praças.
O governador do Tocantins, Wanderlei Barbosa, afirmou que o momento é um marco, já que no aniversário do Corpo de Bombeiros quem sai ganhando é a população. “Para nós, é uma grande felicidade, comemoramos a nova formação e estamos dando possibilidade para mais homens e mulheres com o novo concurso. Sabemos que os Bombeiros não estão apenas dispostos a emergência de incêndio, mas também a vários atendimentos que exigem segurança pública, por isso queremos pessoas formadas e qualificadas para nossa população”, expressou o governador, que também foi condecorado como o padrinho da turma de 2022.
Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Carlos Eduardo Farias, o ano foi de muitos ganhos, pois proporcionar mais segurança e oportunidades para o Estado reforça o compromisso da Instituição. “São dois marcos para nós. Os 30 anos de crescimento e evolução, mais ainda a formação da nossa turma formando mais 90 bombeiros, além do lançamento de um novo edital para concurso. Esperamos que até o semestre que vem tenhamos a nova turma. Isso tudo representa o compromisso do Estado com a segurança Pública”, afirmou o coronel Farias.
Cerimônia de Formação
Foi um momento esperado por muitos, 90 alunos, o que significa dizer que esse número se multiplica quando se trata de sonhos. Mateus Lima, de 21 anos, mora em Palmas e sempre imaginou esse momento. “Eu estou muito feliz em ter concretizado esse sonho de infância. Estou ansioso para começar a carreira. Sempre imaginei isso, mas aqui depois de tudo vemos que é completamente diferente, na verdade muito melhor”, comemorou o soldado agora formado. A emoção é ainda maior para a dona Rosália Silva Lima, de 77 anos, avó de Mateus, não esconde a felicidade em ver o neto se formando. “Eu me sinto muito feliz e orgulhosa, meu neto agora vai servir o Estado, as pessoas do Tocantins, sempre sonhei que ele chegasse nesse lugar”, celebrou Rosália.
O processo ocorreu em meio a mais de 16 mil candidatos que se inscreveram no concurso público, no qual 100 conseguiram a aprovação para iniciar o processo de formação de aluno-soldado, em março deste ano. Para esta turma, mais uma novidade, já que é a primeira que acumula a formação em tecnologia em segurança pública, graças à parceria entre os bombeiros e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins). O curso é de nível superior e os alunos ainda estão acompanhando as aulas.
Um caminho árduo e desafiador, que o Rafael Umbuzeiro Santos, de 25 anos, se dedicou muito a todo instante. O baiano, natural da cidade de Campo Formoso, mencionou que ficar longe de casa pode até ter sido difícil, mas que servir o Tocantins foi algo motivador e fundamental para seguir a jornada. “Sou muito grato pela oportunidade que o Estado me deu. A corporação dos Bombeiros aqui foi muito companheira. Todos os instrutores e os militares me apoiaram e, hoje, só tenho a comemorar”, completou o novo soldado.
Novo Concurso público
Após um ano da realização do concurso público do Corpo de Bombeiros, o Governo do Tocantins anunciou a realização de mais um concurso público para a área. Serão 100 vagas para Alunos-Praças e 10 vagas para o cargo de Cadete. O edital deve ser publicado na quinta-feira, 15, no Diário Oficial do Estado. A seleção ocorrerá em cinco etapas, sendo prova objetiva e discursiva, prova de capacidade física, avaliação psicológica, avaliação de saúde e investigação social e da vida pregressa.
As inscrições para o novo concurso devem iniciar no dia 21 dezembro e se estender até janeiro de 2023. As provas serão aplicadas também no ano que vem pela banca de avaliação Cebraspe. “Queremos cobrir todo o território e, para isso, precisamos levar a infraestrutura para o Corpo de Bombeiros e mais ainda os profissionais para tal função. Esse concurso será ainda melhor, teremos mais soldados com formação, não só de aluno-praça, mas também com um curso superior. Vamos ter o concurso para oficial também, o que me alegra muito, pois sabemos o quanto o nosso estado ganha, esse concurso é uma realidade”, explicou Wanderlei Barbosa.
30 anos do Corpo de Bombeiros do Tocantins
No ano de 1992, foi implementado o Corpo de Bombeiros no Estado mais novo do Brasil. Hoje, aos 30 anos, o Corpo de Bombeiros reforça a história do Tocantins, com muitos avanços desde de sua implementação e, na data que celebra o aniversário, entrega a população mais de 600 homens e mulheres que servem o estado com afinco e compromisso. No Estado, a corporação está presente em oito regionais sendo os polos nas cidades de Dianópolis, Gurupi, Porto Nacional, Palmas, Paraíso, Colinas, Araguaína e Araguatins.
O Corpo de Bombeiros vai inaugurar ainda a nova regional, com o polo na cidade de Guaraí. Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, representa mais um ganho para a população. “Temos compromisso com os tocantinenses, com mais soldados e mais possibilidade de aumentar o atendimento. O crescimento da corporação oferecerá serviço de qualidade para os cidadãos”, disse o coronel Carlos Eduardo Farias.
O governador Wanderlei Barbosa esteve acompanhado por deputados estaduais, comandantes das corporações da Polícia e do Corpo de Bombeiros, representantes da Prefeitura de Palmas e demais autoridades.