Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

A Polícia Civil do Tocantins, por intermédio da 27ª Delegacia de Polícia de Araguaína, concluiu nessa terça-feira, 13, às investigações referentes a um acidente de trânsito, ocorrido no centro daquele município, no último dia 21 de novembro, que vitimou uma jovem de 21 anos, e indiciou um idoso de 84 anos por lesão corporal culposa na direção de veículo automotor, majorada pela omissão de socorro e falsa comunicação de crime.

Na oportunidade, a vítima conduzia uma motocicleta quando em um cruzamento, foi atingida por uma caminhonete, conduzida pelo indiciado, que ao perceber o acidente fugiu do local e não prestou socorro à vítima que sofreu inúmeros ferimentos pelo corpo.

Conforme explica o delegado-chefe da 27ª DP, Alexander Pereira da Costa, as investigações apontaram que no dia dos fatos, o condutor da caminhonete, modelo Hilux, de cor branca, não obedeceu a sinalização vertical no cruzamento entre as ruas Sousa Porto e Rui Barbosa, no centro da cidade, quando colidiu violentamente com a motocicleta da vítima, que foi parar embaixo da caminhonete e ficou completamente destruída, causando várias lesões na jovem de 21 anos que conduzia a moto.

“As investigações da 27ª DP revelaram que o condutor do veículo avançou a sinalização e passou por cima da motocicleta da vítima e, sequer, parou para prestar socorro, fugindo do local”, ressaltou o delegado Alexander.

No decorrer das investigações, a autoridade policial intimou o autor para prestar esclarecimentos, quando o mesmo afirmou que não percebeu que tinha se envolvido em um acidente e, por isso, não permaneceu no local. “Um dos fatos que causou estranheza foi que, no mesmo dia do acidente, o condutor da caminhonete foi até a Central de Atendimento da Polícia Civil, em Araguaína e registrou um Boletim de Ocorrência, onde informava que sua camionete havia sido roubada”, ressaltou o delegado Alexander.

Poucas horas depois, o veículo foi recuperado pela Polícia Militar e entregue na Central da PC-TO, onde foi feito novo Boletim de Ocorrência. Com o aprofundamento das investigações, os policiais civis da 27ª DP, descobriram, após vistoriar a caminhonete, que o veículo apresentava alguns amassados na lateral, compatíveis com o acidente de trânsito.

“Diante dos fatos, ficou claro que o condutor do veículo tinha feito um BO, na tentativa de se eximir pela responsabilidade no acidente que, supostamente, teria dado causa ao invadir a preferencial e, literalmente, passar por cima da vítima e de sua motocicleta”, frisou o delegado.

Com a conclusão das investigações, o condutor da caminhonete foi indiciado pelos crimes acima referidos. O inquérito policial foi remetido ao Ministério Público e ao Poder Judiciário para a adoção das medidas que se fizerem necessárias. Para o delegado Alexander, a elucidação do caso é de extrema importância, uma vez que, além de quase, causar a morte da vítima e não prestar socorro, o indiciado ainda tentou se esquivar do acidente fazendo comunicações falsas de crime.

“Por meio de um trabalho célere, a Polícia Civil foi capaz de desvendar todo o enredo desse caso e, assim responsabilizar o condutor da caminhonete pelo acidente grave que deu causa, uma vez que as imagens de uma câmera de segurança mostram, claramente, que o veículo avançou sobre a motocicleta e somente não casou a morte da vítima, por mero detalhe”, finalizou a autoridade policial.