O ano de 2022 está se encaminhando para ser mais um período positivo para o mercado de franquias no Brasil. Conforme a pesquisa de desempenho feita pela Associação Brasileira de Franchising (ABF), no 2º trimestre de 2022 (abril, maio e junho) houve um aumento de quatro mil novas operações no setor, totalizando 178 mil. No mesmo período, o segmento de franchising gerou 1,45 milhões de empregos diretos.
Já sobre o faturamento das franquias, quando se compara os períodos de 12 meses do 3º trimestre de 2020 a 2º trimestre de 2021 com o 3º trimestre de 2021 a 2º trimestre de 2022, o crescimento foi de 9,2%, aumentando de R$ 178,9 bilhões para R$ 195,4 bilhões.
O retorno dos consumidores para o comércio, sobretudo em shopping centers, foi um dos principais motivos para o bom desempenho das franquias. Ricardo Cintra, gestor de Shoppings e Comercialização da ABL Prime, sócia do Lago Center Shopping de Araguaína, destaca a projeção da cidade no mercado de franchising.
“Mesmo sem nunca ter tido um shopping, Araguaína recebeu muitas novas franquias nos últimos anos, boa parte delas de grande projeção nacional. Agora, com a previsão de um espaço diferenciado para compras na cidade, este mercado está se aquecendo ainda mais. A procura de empreendedores no nosso estande de vendas cresce todos os meses, e a maior parte quer trazer uma franquia”.
Força Rubro-Negra
O Tocantins reúne torcedores de times de todo o Brasil, mas o Flamengo, que detém o título de maior torcida do Brasil, tem mais destaque no Estado. A presença maciça de flamenguistas em Araguaína chamou atenção do empresário Flávio Kiyoshi Shibata, de Imperatriz (MA), que já fechou contrato com o Lago Center Shopping para trazer a franquia Espaço Rubro Negro, a loja oficial de produtos Flamengo.
“Eu já tinha interesse em investir na cidade e, quando fiquei sabendo do shopping, tomei a decisão. O local de abertura passa por avaliação da administradora e o shopping é preferencial. Araguaína é uma referência para toda região e tenho certeza de que seremos bem recebidos”, conta Flávio. Atualmente, o Espaço Rubro Negro conta com 164 lojas em todo o Brasil e uma no exterior.
Entretenimento nacional
O centro de entretenimento Planet Park é uma rede com 18 unidades exclusivamente em shopping centers de todo o país e também está com contrato fechado com o Lago Center Shopping de Araguaína. O empresário Maurício Meneses, proprietário do Planet Park, espera gerar pelo menos 20 empregos diretos com a implantação do parque e está com ótimas expectativas sobre a cidade.
“Este será o primeiro shopping center da região e queremos preencher uma lacuna na área de entretenimento de jogos e eletrônicos para jovens. Vamos oferecer um espaço seguro e moderno para diversão em família. Será uma novidade que tem a possibilidade de ser um grande sucesso”.
Ouro da casa
Há 39 anos como franqueada da Boticário em Araguaína e região, a família Veiga e Castro, que administra 12 lojas, cinco delas em Araguaína, sete em Marabá (PA), além de revendas nas duas cidades e também em São Geraldo do Araguaia (PA), já garantiu uma unidade no Lago Center Shopping.
O empresário Hélio Castro, que cuida dos negócios há 21 anos, reforça que Araguaína está em franco desenvolvimento e o shopping ajuda a firmar a imagem de uma cidade estruturada, além de contribuir para a geração de empregos e fortalecimento da economia local. “A loja do shopping será uma relocalização da loja de rua. A expectativa é de aumento do faturamento atual e maior visibilidade para a marca na cidade”, conta o empresário.
Segmento em franco crescimento
Durante a pandemia da covid-19, o mercado de franquias foi um dos segmentos que conseguiu manter números estáveis, considerados até mesmo positivos frente à retração da economia. Segundo a ABF, em 2021, o faturamento do setor foi de R$ 182,3 bilhões, um aumento de 10,7% em relação a 2020, quando a receita total foi de R$ 168,1 bilhões.
Os setores que tiveram maior crescimento nas operações de franquia, foram os segmentos de Serviços, que sozinho acumulou o resultado positivo de 12,8%, seguido pelo ramo de Moda com o valor de 11,4% e Saúde, Beleza e Bem-Estar com o resultado de 8,7%.