Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Tocantins garantiu bons resultados na Copa Norte-Nordeste de Natação e Águas Abertas -Troféu Renaldo Malta, em Maceió/AL. A delegação estadual foi formada por 26 atletas, sendo 24 de Palmas e dois de Gurupi. Os competidores viajaram com o apoio do Governo do Tocantins, por meio da Secretaria dos Esportes e Juventude. 

Após garantir pódios na Copa Brasil, Mikaell de Godoy também conquistou bons resultados na competição realizada no Nordeste do país. “A prova na piscina foi forte e gostei muito da competição. Consegui o 3° lugar na prova dos 100 metros livre e fui 2° colocado na prova dos 400 metros livre. Nas Águas abertas de 1,5km, onde é minha competição principal, fiz uma ótima prova, aonde fui o 1° colocado geral absoluto e 1° colocado na minha categoria, liderando a prova do início ao fim”, destacou o atleta de Palmas.

Já a Maria Fernanda, de 11 anos, garantiu recordes para a região Norte, com o 1° lugar (borboleta) e 2° lugar (livre e peito). Além disso, a atleta conquistou o 2° lugar como recordista estadual absoluta (borboleta), no qual são avaliados os tempos de todas as categorias e idades da modalidade. “Foi um final de semana marcado por desafios e superações, sendo a minha primeira competição em Águas Abertas. Agradeço primeiramente a Deus pela oportunidade, aos meus pais e toda a família e amigos pelo incentivo e torcida, a minha Equipe Gustavo Borges, treinadores, a Secretaria de Estado dos Esportes e Juventude e a todos os meus apoiadores que proporcionaram que eu participasse dessa competição”, declarou a jovem atleta.

Já o atleta Diego Meza, descreveu a competição como uma das melhores da sua trajetória. “Uma competição bem forte com um nível altíssimo. Estou muito feliz com os meus resultados. Dei o melhor de mim nas provas para subir no pódio e trazer medalhas para o Tocantins”, declarou o atleta que garantiu a medalha de ouro nos 100 metros costas com novo recorde estadual absoluto, 2° Lugar nos 100m Medley, 3° lugar nos 50 metros livre e o 1° Lugar 50 metros Costas.

O vice-presidente da Federação Aquática do Estado do Tocantins (Faeto), Luiz Felipe Silva, destacou que o Tocantins teve um saldo positivo na competição. "Tivemos muitas premiações tanto do infantil ao sênior, quanto nas categorias mais novas do pré-mirim a petiz, no qual muitos estavam indo pela primeira vez. Na prova de águas abertas, tínhamos uma expectativa muito alta porque estávamos levando um dos nossos melhores atletas do Estado, o Mikaell, que foi convocado pela Seleção Brasileira Júnior esse ano para representar o Brasil. No saldo geral foi positivo, o que mostra que a natação no Estado vem forte e os mais novos vem crescendo”, declarou o dirigente e atleta, que também garantiu o 3° lugar na prova dos 100m peito na categoria sênior. 

Resultados do Tocantins - Copa Norte/Nordeste de Natação 

*Álvaro José

 3° lugar - 50m peito categoria petiz 1

*Arthur Goes

1° lugar - 50m costas categoria pré-mirim

*Diego Enrique 

1° lugar - 100m costas categoria sênior

1° lugar - 50m costas categoria sênior

2° lugar - 100m medley categoria sênior

3° lugar - 50m livre categoria sênior

*Enzo Machado 

1° lugar - 50m costas categoria mirim 1

1° lugar - 100m livre categoria mirim 1

1° lugar - 50m peito categoria mirim 1

2° lugar - 50m livre categoria mirim 1

*Eduardo Dias 

1° lugar - 100m medley categoria juvenil 2

3° lugar - 100m livre categoria juvenil 2

Lucas Chiavini 

3° lugar - 100m peito categoria infantil 1

3° lugar - 100m livre categoria infantil 1

Luiz Felipe Silva

3° lugar - 100m peito na categoria sênior

Luna Maria 

1° lugar - 50 peito categoria mirim 2

Maria Luiza  

2° lugar - 50m peito categoria petiz 2

2° lugar - 100m peito categoria petiz 2

Mikaell de Godoy 

2° lugar 400m livre categoria Júnior

3° lugar 100m livre categoria Júnior

Maria Fernanda 

2° lugar 50m costas categoria Petiz 1

2° lugar 50m borboleta categoria Petiz 1

2° lugar 50m peito categoria Petiz 1

2° lugar 50m livre categoria Petiz 1

Resultados das provas de Águas Abertas

Prova Mirim 500m

Enzo Machado - 2° lugar geral e 1° lugar categoria mirim 1

Prova petiz 750m

Maria Fernanda - 4° lugar geral e 2° lugar categoria petiz 2

Prova infantil a sênior 1500m

Mikaell de Godoy - 1° lugar geral absoluto e 1° lugar na categoria Júnior

Lucas Martins – 4° lugar geral e 2° lugar categoria Júnior

Eduardo Dias - 3° lugar na categoria juvenil

João Pedro - 2° lugar na categoria sênior

Vitória Alves - 1° lugar na categoria sênior A