Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Polí­cia

Foto: Ademir dos Anjos

Foto: Ademir dos Anjos

A Polícia Militar do Tocantins realizou na manhã desta terça-feira, 20, no pátio do Quartel do Comando Geral (QCG), em Palmas, a solenidade de formatura do primeiro Curso de Operações de Polícia de Choque (I COPC). 

O evento contou com a presença do Comandante-Geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, do deputado estadual Léo Barbosa, Paraninfo da turma, do coronel da PM do Pará - Sandro Augusto de Sales Queiroz, Coordenador Geral de Operações da Força Nacional de Segurança Pública, dentre outras autoridades militares e civis, além de familiares dos formandos.

O curso iniciou no dia 1º de novembro de 2022, com 54 alunos, tendo carga horária de 365 horas/aulas distribuídas em 21 disciplinas. O curso testou seus participantes nos limites de suas capacidades físicas e mentais, exigindo esforço e dedicação. O major PM Vilson Rodrigues da Silva Júnior foi o Coordenador do Curso, e durante a solenidade realizou a apresentação da turma ao Comandante-geral da PMTO.

Ao final da jornada, encerrada no dia 19 de dezembro de 2022, concluíram com êxito o curso 35 alunos, sendo: 15 (quinze) Policiais Militares do Tocantins, 3 (três) Policiais Militares do Estado do Mato Grosso do Sul, 2 (dois) Policiais Militares do Estado do Pará, 1 (um) Policial Militar do Estado de Roraima, 1 (um) Policial Militar do Paraná, 1 (um) Policial Rodoviário Federal, 3 (três) Policiais Penais do Estado do Tocantins, 1 (um) Policial Penal do Estado de Rondônia, 1 (um) Policial Penal do Rio Grande do Norte e 7 (sete) Policiais Militares da Força Nacional de Segurança (FN) – sendo; 1 (um) da PMTO, 1 (um) do Amapá, 1 (um) do Maranhão, 1 (um) da Paraíba, 1 (um) da Bahia, 1 (um) de Sergipe, 1 (um) do Mato Grosso.

O primeiro colocado do curso foi o 2º tenente da Polícia Militar do Paraná Guilherme Ganem de Almeida Cezar. A segunda colocada foi a major da PM do Tocantins Marlene Alves Borges Machado, única mulher a finalizar o I COPC, e primeira policial feminina a realizar este tipo de instrução na Polícia Militar do Tocantins. Já o terceiro colocado foi o cabo da PMTO Luiz Fernando Palmeira. Os três primeiros colocados receberam seus certificados das mãos das autoridades presentes, além de receberem respectivamente o elmo espartano (capacete destinado a defender a cabeça do guerreiro durante a batalha), a flâmula utilizada durante o curso, e a bandeira do curso. Os demais alunos receberam seus brevês das mãos de seus padrinhos e madrinhas.

A oradora da turma, major PM Marlene Alves, iniciou suas palavras agradecendo a Deus pela conquista, e ao comando da PM pela oportunidade de realização do I COPC. A militar, emocionada, lembrou do esforço e dedicação de cada profissional em todos os dias de instrução, e do apoio imprescindível da família, que foi o suporte de todos, em tão árdua conquista. “Fomos forjados, tivemos que enfrentar muitos desafios e superar nossos limites para chegarmos ao final desta jornada, somos vencedores, nos tornamos a primeira turma do Curso de Operações de Polícia de Choque realizado no Tocantins. Parabéns a todos nós e ao senhor deus toda honra e glória por este momento”, declarou major Marlene. 

O deputado estadual Léo Barbosa, filho do governado do Tocantins Wanderley Barbosa, destacou o esforço e dedicação de seu pai no aprimoramento da segurança pública do Estado, e se comprometeu como parlamentar a apoiar as instituições que integram as forças de segurança do Tocantins. “Temos muito orgulho de participar deste momento tão importante e de ser escolhido para paraninfo da turma. Capacitar profissionais em tão elevado grau de instrução é um desafio, nossa população e a dos demais estados que enviaram seus profissionais para este curso são as maiores beneficiadas come esta ação. Parabéns a todos que concluíram com êxito esse curso”, destacou o parlamentar.

O comandante-geral da PMTO, coronel PM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, ressaltou a importância da formação dos policiais que realizaram o primeiro Curso de Operações de Polícia de Choque. “Esses profissionais estão capacitados agora para desenvolver as funções previstas para o emprego policial nas atividades de operações de choque, como um especialista dessa atividade, com desprendimento e espírito de corpo de modo a empregar os equipamentos de choque, armamentos, agentes químicos e tecnologias não letais, dentro da legalidade, da razoabilidade e da proporcionalidade. Toda nossa gratidão ao governador Wanderley Barbosa que não mede esforços para qualificar e capacitar os profissionais das instituições responsáveis pela segurança pública do Tocantins. Parabéns aos mais novos choqueanos do sol, que venceram este desafio e hoje recebem o mérito de seus esforços”, finalizou coronel PM Barbosa.

O evento contou ainda com a participação da Banda de Música da Polícia Militar do Tocantins, de policiais militares do Batalhão de Polícia de Choque (BPCHOQUE), do Batalhão de Polícia Militar Rodoviário e de Divisas (BPMRED), da Cavalaria (Regimento de Polícia Montada - RPMON), de policiais militares do Quartel do Comando Geral da PMTO, e dos alunos de Curso de Formação de Praças (CFP) da PMTO, que integraram a Companhia de Desfile.

Homenagem da I COPC

O nome da turma “Sargento Anamon Rodrigues de Sousa” foi escolhido em referência à memória do policial militar que serviu no Batalhão de Choque da PMTO e tombou em combate no início deste ano. Ele foi representado na solenidade por suas filhas, Mara Helena Pereira Rodrigues, de cinco anos, e Ana Clara Barbosa Rodrigues Silva, de dois anos.

Foto: Ademir dos Anjos 

 Foto: Ademir dos Anjos 

 Foto: Ademir dos Anjos