Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação Energisa

Foto: Divulgação Energisa

De janeiro a novembro, o Tocantins registrou 614 acidentes de trânsito envolvendo postes. No pódio dos municípios com maior número de acidentes com postes está Palmas com 142 ocorrências, seguido de Araguaína, com 58 registros e Gurupi, com 37 eventos. O balanço realizado pela Distribuidora de Energia Energisa aponta uma média de 55 acidentes por mês, no estado - número este que pode aumentar, tendo em vista as festividades de fim de ano. 

Apesar de ser 5,39% menor que o registrado no mesmo período do ano passado, o número é relevante por conta do impacto que cada ocorrência tem para os envolvidos e para a comunidade. “Muitas vezes, esses acidentes resultam em falta de energia, o que prejudica as pessoas, comércios e instituições nas proximidades do local. Dependendo da estrutura atingida, cada colisão pode prejudicar o abastecimento de energia para cerca de 20 mil clientes”, explica o gerente de operações e distribuição da Energisa Tocantins, Alberto Cunha.   

Além disso, também tem o prejuízo financeiro, arcado pelo motorista responsável pelo acidente. “A instalação de uma nova estrutura pode levar de três a quatro horas e o custo médio da substituição é de R$ 3 mil, mas pode chegar a R$ 30 mil ou mais, caso tenha transformador e outros equipamentos. Quem paga por essa substituição é o motorista responsável pelo acidente”, enfatiza Cunha. 

“Porém, mais do que isso, nossa maior preocupação é sempre a vida e a segurança dos envolvidos nos acidentes e, por isso, reforçamos constantemente a importância da atenção ao volante”, comenta a coordenadora de Saúde e Segurança da Energisa Tocantins, Luciana Teixeira.    

“Orientamos que os motoristas fiquem mais atentos ao trânsito em períodos de maior tráfego. Afinal, muitas vezes, os acidentes podem ser evitados com cuidados básicos, como não usar o celular ao volante ou compartilhar a direção quando se está muito cansado”, finaliza Luciana.    

O que fazer em caso de acidente?  

A rede de distribuição da Energisa é equipada com tecnologia de proteção para desativar o fornecimento de energia, em caso de interferência nos cabos ou postes. Porém, a primeira atitude dos envolvidos em um acidente com poste deve ser garantir sua própria segurança. Motoristas, passageiros, pedestres e moradores da região devem ficar atentos à possibilidade de haver cabos energizados no chão ou em cima do veículo.  

“A principal orientação de segurança no caso de acidente com poste é manter-se dentro do veículo, caso seja possível, e acionar o Corpo de Bombeiros e a Energisa”, reforça a coordenadora. “É comum que as pessoas que estão no local queiram ajudar os envolvidos, fotografar ou filmar o acidente, mas é preciso manter a distância para que não corram o risco de sofrerem uma descarga elétrica”, finaliza.   

Em caso de urgência envolvendo a rede elétrica, avise a Energisa. O atendimento pode ser realizado pelo telefone 0800 721 3330, aplicativo Energisa On, redes sociais, site www.energisa.com.br ou pelo WhatsApp, por meio de mensagem para a Gisa, pelo link www.gisa.energisa.com.br.     

Dados relevantes  

> O balanço compreende informações de janeiro a novembro de 2022;  

> Nesse período, o mês com maior volume de ocorrências foi setembro, com 105 ocorrências em todo o Estado. Maio foi o mês com o menor volume, com apenas 7 acidentes (sendo 1 em Alvorada, 1 em Combinado, 2 em Palmas, 1 em Pium e 2 em Porto Nacional);  

> Palmas chega a 149 ocorrências nesse período, se considerar os acidentes registrados em Taquaralto;  

> Porto Nacional contabilizou 36 ocorrências este ano e Paraíso, 17 acidentes.  (Energisa/TO)