Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Ricardo Saibun/Santos F.C/Divulgação

Faleceu nesta quinta-feira, 29, Edson Arantes do Nascimento, Pelé, aos 82 anos, o atleta do século, título dado pelo jornal francês dedicado ao esporte, L'Équipe. Ele estava internado desde o último dia 29 de novembro, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, lutando contra um câncer de cólon (identificado em setembro de 2021) e fazendo tratamento de uma infecção respiratória. 

De acordo com boletim médico, a morte ocorreu em decorrência de falência múltipla de órgãos. "O Hospital Israelita Albert Einstein confirma com pesar o falecimento de Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, no dia de hoje, 29 de dezembro de 2022, às 15h27, em decorrência da falência de múltiplos órgãos, resultado da progressão do câncer de cólon associado à sua condição clínica prévia", diz o texto divulgado pelo hospital. 

O super-atleta, um dos símbolos do Brasil, levou o nome do País ao mundo. Inspiração para esportistas e público em geral o ídolo do futebol conquistou três títulos mundiais pela Seleção Brasileira e dois mundiais interclubes pelo Santos, clube que o revelou. 

Kely Nascimento, filha do rei Pelé, postou nas redes sociais uma mensagem de despedida. "Tudo que nos somos é graças a você. Te amamos infinitamente. Descanse em paz". O Santos Futebol Clube publicou uma imagem de uma coroa com o dizer "eterno".