Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Raiza Milhomem

Foto: Raiza Milhomem

Em Araguaína começa nesta quinta-feira, 5, a vacinação contra a covid-19 para todas as crianças de 6 meses a 4 anos de idade, em três UBS (unidades básicas de saúde). Desde novembro a Prefeitura já está imunizando a mesma faixa etária com comorbidades. A expectativa é que 12.698 crianças sejam vacinadas.

Além dessa ampliação, a Saúde recomenda ainda a aplicação das doses de reforço para as crianças de 5 a 11 anos. As medidas levam em consideração as notas técnicas recebidas do Ministério da Saúde Nº 399 e 406/2022, que permitem o uso do imunizante Pfizer pediátrica.

Para as crianças de 6 meses a 4 anos de idade os locais de imunização são a UBS José Ronaldo, localizada na Rua Nove, Qd. 01, Lt. 01, Setor Dom Orione, que atende de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13h30 a 17h30. A UBS do Araguaína Sul, localizada na Rua dos Pinheiros, ao lado da UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e a UBS José Rezende, na Rua São João Batista, 310, no Setor Céu Azul, ambas funcionam das 7 às 19 horas.

Baixa procura pela segunda dose

Já as doses de reforço para as crianças de 5 a 11 anos continuam sendo disponibilizadas em seis UBS. Quando comparados os números da primeira e segunda dose, a faixa etária registrou uma baixa procura.

“A maioria não retornou para tomar a segunda dose, das 5.136 imunizadas com a primeira dose apenas 2.747 completaram o esquema vacinal e estão aptas para a dose de reforço”, explicou a diretora de Imunização, Samilla Braga.

Além das UBS José Rezende e José Ronaldo, as outras unidades disponíveis para a dose de reforço da faixa etária são: Dr. Dantas (Costa Esmeralda), JK, Lago Azul e Novo Horizonte. O horário de funcionamento das UBS é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h30, com exceção da UBS Novo Horizonte que atende das 7 às 13h30 e a UBS José Rezende, que funciona das 7 às 19 horas.  

Para que os pequenos sejam imunizados, os pais ou responsáveis devem levar o cartão de vacinação, documento com foto, CPF e cartão do SUS.

Como está a vacinação na cidade?

Além do público infantil, a Saúde de Araguaína está imunizando com a segunda dose de reforço as pessoas acima de 40 anos e trabalhadores da área da saúde. O primeiro reforço para pessoas acima dos 18 anos também está disponível. As vacinas estão sendo aplicadas em todas as UBS da cidade.

Até o dia 2 de janeiro, o município recebeu 391.743 dessas foram aplicadas 325.639 doses da vacina.