Para muitas famílias, as férias escolares e as viagens podem ser uma combinação perfeita no mês de janeiro. Para isso, é importante que ao pegar a estrada o veículo esteja revisado e em perfeito funcionamento, com destaque especial para a qualidade e vida útil dos pneus.
Nesse sentido, a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO) orienta aos motoristas sobre a importância de verificar o estado dos pneus e, especialmente, o indicador de desgaste da banda de rodagem, que não pode estar com menos de 1,6 milímetros.
De acordo com o técnico da Agência de Metrologia, Bruno Santana, os pneus novos e reformados (recapados, recauchutados e remoldados) devem obrigatoriamente estar com o Selo de Conformidade do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). “Para contar com o selo, os pneus novos e reformados são submetidos a ensaios metrológicos de velocidade sobre carga, testando a resistência do produto e, nos testes, o pneu não pode apresentar deformações”, informa o técnico metrológico.
Para a presidente da AEM, Grazielly Oliveira, é importante que no caso da necessidade de aquisição de novos pneus “o consumidor priorize a compra no comércio formal e observe sempre se a mercadoria tem a presença da certificação do Inmetro, com o Selo que fica na lateral do produto, parte conhecida como flanco. O Selo é, também, um item que envolve a segurança viária dos passageiros e do veículo”, ressalta a gestora.
É de suma importância que o consumidor exija a nota fiscal, pois o documento é a garantia no caso de troca, de manutenção, dos direitos e das reclamações. Caso o consumidor encontre pneus sendo comercializados sem o Selo do Inmetro, pode registar a ocorrência na Ouvidoria da Metrologia Estadual, por meio do endereço eletrônico ouvidoria@aem.to.gov.br. ou no telefone 3218-2076, que também é WhatsApp.
Motoristas devem sempre saber
· Pneu novo é aquele que nunca sofreu uso ou reforma. Não tem sinal de envelhecimento de nem deterioração de nenhuma origem;
· Pneu recapado é aquele que tem sua banda de rodagem substituída, ou seja, a parte do pneu que entra em contato com o solo;
· Pneu recauchutado é aquele que tem a banda de rodagem e os ombros substituídos, ou seja, inclui também a parte externa e a lateral do pneu;
· Pneu remoldado é aquele que tem a banda de rodagem, os ombros e toda a superfície dos flancos substituída.