Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Marcos Sandes

Foto: Marcos Sandes

O Instituto de Desenvolvimento Institucional Brasileiro (IDIB) divulgou nessa quinta-feira, 12, no site da instituição, o edital de convocação para o curso de formação básica específico aos candidatos aprovados no processo seletivo para ACS (Agentes Comunitários de Saúde) e ACE (Agente de Combate a Endemias) em Araguaína.

Os candidatos ao cargo de ACS farão o curso de formação no período de 16 a 20 de janeiro, das 8h às 12h e das 14h às 18h. Já para os selecionados ao cargo ACE, as aulas ocorrerão de 23 a 27 deste mês, das 8h às 12h e das 14h às 18h, ambas na Escola Municipal Joaquim Carlos Sabino dos Santos, no Parque do Lago.

“Estamos na reta final do processo seletivo e reforçamos que é obrigatório a participação do candidato no curso de formação básica. Orientamos que os selecionados estejam com meia hora de antecedência no local das aulas, munidos de documento de identificação original com foto”, explicou a secretaria da Administração de Araguaína, Rejane Mourão.

Curso preparatório

O curso terá carga horário de 40 horas/aula. Entre os temas abordados durante a formação dos candidatos a agentes de saúde estão assuntos básicos e específicos, como as técnicas de realização de diagnóstico das condições de vida e saúde da população do seu território de atuação, coletar e registrar dados relativos às visitas domiciliares, considerando as particularidades de grupos específicos, entre outras.

No caso dos agentes de combate a endemias, as aulas trarão conhecimentos iniciais para a prática cotidiana com assuntos que exploram as políticas públicas de saúde, controle social, territorialização, além de ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.

A avaliação do curso introdutório de formação inicial e continuada será realizada considerando a frequência nas aulas e atividades, registrada através de ficha de presença assinada no início e término de cada dia de realização do curso, sendo eliminado o candidato que obtiver frequência inferior a 80%, avaliação de desempenho por meio de nota, através da aplicação de prova ao final do curso.

Próxima etapa

De acordo com o edital, a relação dos candidatos aptos ou inaptos tem previsão de ser publicada no dia 5 de fevereiro deste ano. O prazo para apresentação de recurso será nos dias 6 e 7 de fevereiro. A relação final dos candidatos aptos ou inaptos após o período de recurso deverá será publicada no dia 16 de fevereiro.

Sobre o processo seletivo

Ao todo, foram abertas 380 vagas, contando com o cadastro reserva, para os cargos de ACS e ACE. A seleção foi dividida em três etapas: prova objetiva, análise de títulos e curso de formação profissional. Os resultados de cada etapa são disponibilizados no site: www.idib.org.br.