A Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) levará pela primeira vez à Agrosudeste 2023, maior feira agrotecnológica da região sudeste, o Galpão da Mineração que contará com a participação de empresas do setor minerário, além de palestras e cursos de capacitação para todo o público da feira. O evento, que tem por objetivo apresentar novas tecnologias de produção sustentáveis voltadas às práticas agrícolas acontece de 12 a 15 de abril no Parque Agrotecnológico Neiçon Gomes do Colégio Agropecuário de Almas, a 276 km de Palmas.
O técnico do Ruraltins, em Almas, João Filho, coordenador da Agrosudeste, destacou a importância da participação da Ameto. “Pretendemos com a feira levar tecnologia e conhecimento aos produtores rurais para melhorar a sua produção e produtividade. Com certeza a participação da agência irá despertar os produtores para o setor mineral que também é muito forte na região sudeste”.
Para o presidente da Ameto, Mauro Mota, a presença da mineração na feira é de extrema importância, uma vez que a mineração e a agricultura são setores que caminham lado a lado. “Um dos ramos que mais movimenta o mercado tocantinense é a produção minerária voltada à agricultura. Nosso principal produto da mineração no Estado são os agrominerais, que possibilitam a alteração dos índices de fertilidade do solo e atendem à demanda da produção agrícola local”, declarou.