Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Araguaína

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O aplicativo de celular Salve Mulher, que pretende agilizar o atendimento às vítimas de violência doméstica, está disponível nas plataformas digitais para ser baixado desde novembro do ano passado. A ferramenta lançada pela Secretaria da Segurança Pública do Tocantins, ainda está em fase de testes, mas já registrou 140 downloads do aplicativo.

Ao acessar o aplicativo, as mulheres terão acesso aos campos para realizar denúncia, inclusive de maneira anônima, além de poder solicitar medida protetiva e acompanhar o andamento do pedido, também pelo celular.

Ao todo, 12 denúncias já foram registradas e apuradas pela equipe da 3ª Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher de Araguaína (3ª DEAM).

“Todas as denúncias já foram apuradas e as medidas necessárias foram tomadas. Até o momento tivemos um pedido de medida protetiva e esse foi encaminhado ao poder judiciário para dar prosseguimento. Como o aplicativo só está disponível, por enquanto, aqui em Araguaína, as denúncias são atendidas pela nossa equipe da 3ª DEAM, mas a partir do momento que o aplicativo for disponibilizado para todo o Estado, as ocorrências serão direcionadas para as delegacias especializadas de cada município", explicou a delegada titular da 3ª DEAM, Sarah Lilian de Souza Rezende.

Para fazer denúncias no aplicativo não é necessário realizar cadastro, porém, para solicitar o pedido de medida protetiva é preciso responder um pequeno questionário e informar alguns dados. As informações são importantes para dar prosseguimento ao trabalho da polícia.

Informação

O aplicativo dispõe também de conteúdo em formato de texto e vídeos para ajudar as mulheres a identificarem os tipos de violência. “Muitas mulheres vivem em situações de violência, mas não sabem, então um dos objetivos do aplicativo é também alertar essas mulheres para que no primeiro sinal, ela possa acionar a polícia e evitar um mal maior”, frisa a delegada da mulher, Sarah Lilian.

A funcionalidade está disponível apenas na cidade de Araguaína, e ainda não é compatível com o sistema iOS, sendo disponibilizada apenas para o sistema Android. Em breve o app será disponibilizado para todo o Estado.