Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Ciência & Tecnologia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Alunos da Escola Sesi de Araguaína preparam-se para o Torneio Regional de Robótica FLL, que acontece de 4 a 5 de fevereiro, em São Luís (MA), na unidade do Sesi Araçagi. As equipes Tucuna Electric e Tucuna Power formadas por 18 alunos de 12 a 14 anos, orientados pelos professores do Sesi, Elver Pereira e Wlliobson Pereira.

O professor Wlliobson Pereira avalia a preparação dos alunos e diz que as expectativas são altas de classificação para a etapa nacional do Torneio Sesi de Robótica.

“As expectativas são as melhores possíveis, pois vem acompanhadas de um grande trabalho em equipe, onde todos estão dando o melhor de si em prol do grupo. Acreditamos e estamos trabalhando para representar muito bem a nossa escola e almejamos conquistar uma vaga para o nacional”, disse Pereira.

Categoria First Lego League

A temporada 2023 que é batizada de Super Powered, desafia os competidores a explorar de onde vem a energia e como ela é distribuída, armazenada e usada. Seguindo regras feitas especificamente para cada temporada, eles constroem robôs baseados na tecnologia Lego Mindstorm, que devem ser programados para cumprir uma série de missões.

A categoria Challenge da First Lego League é operacionalizada, no Brasil, pelo Sesi, desde 2004.

O Torneio Regional de Robótica do Sesi, em São Luís, reúne 50 equipes do Maranhão, Piauí, Paraíba e Tocantins. Da competição sairão as melhores equipes que representarão seus estados nas etapas nacional e internacional.

Categoria F1 in Schools

Alunos da escola do Sesi Araguaína também competem na F1 in Schools, cuja etapa nacional será em março em Brasília. Os cinco integrantes da equipe Tucuna, orientados pelo professor do Sesi Ulisses Queiroz, participam do torneio que ocorre em São Luís, como convidados, não sendo uma competição classificatória para a etapa nacional.

“A equipe está motivada e com um trabalho consistente, a fim de obtermos uma boa participação no regional. Estamos organizando os últimos detalhes para chegarmos com força total”, pontuou o professor Queiroz.

O F1 in Schools faz parte de um projeto internacional realizado pela própria Fórmula onde as equipes modelam, projetam e testam protótipo de carro de Fórmula 1 para competir em pistas em miniatura.

A equipe Tucuna, que conseguiu pódio na etapa Nacional do Torneio Sesi em 2022, competira no Maranhão contra oito escuderias de F1 inscritas no torneio.