Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Acidentes

Pela manhã, após retirada dos corpos e perícia inicial nos veículos, foi possível ter noção do impacto

Pela manhã, após retirada dos corpos e perícia inicial nos veículos, foi possível ter noção do impacto Foto: Reprodução/TV Anhanguera

Foto: Reprodução/TV Anhanguera Pela manhã, após retirada dos corpos e perícia inicial nos veículos, foi possível ter noção do impacto Pela manhã, após retirada dos corpos e perícia inicial nos veículos, foi possível ter noção do impacto

Um trágico acidente ocorrido na noite desta quarta-feira, 25, por volta das 20h40, na rodovia TO-280, próximo ao município de Natividade/TO, envolvendo um veículo oficial do tipo Van, da Secretaria Municipal de Saúde de Almas/TO, que fazia o transporte de pacientes para a realização de exames e consultas médicas na Capital Palmas e um caminhão, causou a morte de 12 pessoas. 

O acidente aconteceu quando a Van, com 14 pessoas, concluía o trajeto de volta de Palmas para Almas com os pacientes. Dentre os passageiros, 7 mulheres, 4 homens e 1 bebê faleceram; outras duas vítimas com fraturas foram levadas para hospitais em Natividade e Porto Nacional. Todas as vítimas do acidente residiam na cidade de Almas. 

Equipes do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Secretaria da Saúde e Secretaria do Trabalho e Assistência Social (Setas), foram mobilizadas pelo Governo do Estado para prestar socorro às vítimas e assistência às famílias que perderam seus entes. Os corpos foram encaminhados para o Instituto Médico Legal (IML) de Natividade.

O governador do Estado, Wanderlei Barbosa, vai à Almas nessa quinta-feira, 26, para prestar solidariedade às famílias e amigos das vítimas e acompanhar o trabalho das equipes.

Causas do Acidente 

As causas do acidente ainda estão sendo averiguadas por peritos, mas testemunhas relataram à Polícia Militar que a colisão teria ocorrido durante uma ultrapassagem feita pelo motorista do caminhão.

Os ocupantes do caminhão, um casal e uma criança, sofreram ferimentos leves e já receberam alta do hospital.

Motorista do Caminhão

A Secretaria da Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) informa que, após diligências, a Polícia Civil do Tocantins, por meio das equipes da 98ª Delegacia de Polícia de Natividade e da 101ª Delegacia de Polícia Dianópolis, localizou e efetuou a detenção e consequente condução do motorista do caminhão envolvido no acidente entre Almas e Natividade até à Delegacia de Polícia para providências legais cabíveis. Ele foi localizado no final da manhã desta quinta-feira, 26, na casa de seu advogado em Natividade e conduzido para a 98ª DP, onde presta depoimento e deverá responder por homicídio culposo.

Luto

O governador Wanderlei Barbosa decretou luto oficial de três dias em todo o Estado. A Prefeitura de Almas também decretou luto oficial de três dias e garantiu assistência às famílias das vítimas. “Está difícil até de falar e dar entrevista. Eram todas pessoas de nossa cidade, de nosso convívio, gente que trabalhava conosco. Uma mãe, que já havia perdido um filho, lutou tanto, teve outra criança e agora acabou morrendo junto: mãe e bebê. Está difícil. Estamos de luto, mas continuamos prestando todo atendimento às famílias”, afirmou o prefeito de Almas, Waguinho (Wagner Nepomuceno Carvalho).

Em respeito às vítimas e famílias a Prefeitura fez um apelo para que imagens da tragédia não sejam compartilhadas em redes sociais. “Tal atitude, configura em crime especificado no artigo 212 do Código Penal Brasileiro, com previsão de detenção de um a três anos e pagamento de multa”, reforçou. (Matéria atualizada às 13h40)

(Divulgação/Corpo de Bombeiros)