Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Educação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista alimentar e empregador privado do País, anuncia o resultado do edital que investirá R$ 68 milhões em bolsas de estudos destinadas a pessoas negras que estão ou ingressarão no ensino superior. O objetivo é ampliar e estimular o acesso à na graduação e pós-graduação, com foco em áreas com baixa representatividade de pessoas negras, como: administração, arquitetura e urbanismo, ciências biológicas, ciências da computação, comunicação, direito, economia, engenharia, medicina e odontologia.

Ao todo, serão 883 bolsas concedidas em todo o Brasil, destinadas para estudantes de instituições públicas e privadas, distribuídas da seguinte maneira: 305 para graduação, 223 para especialização, 304 para mestrado e 51 para doutorado. Cerca de 30% das bolsas serão destinadas para alunos do Rio Grande do Sul. A gestão financeira do programa e repasses aos estudantes será realizada pela Sitawi Finanças do Bem.

“Essa iniciativa faz parte da agenda do Grupo no combate às desigualdades e fomento de ações afirmativas e inclusivas. As bolsas beneficiam pessoas negras que estão ingressando no ensino superior, com cursos em andamento ou que precisam de apoio para custear os estudos, seja em universidades públicas ou privadas. Os beneficiados foram escolhidos considerando, também, as áreas com menor representatividade e/ou atividades educacionais que têm número reduzido de ações afirmativas para equidade racial, como mestrado e doutorado, por exemplo”, destaca Susy Yoshimura, diretora de Sustentabilidade do Grupo Carrefour Brasil.

A lista completa das instituições e cursos contemplados pode ser conferida no site da Cebraspe, instituição responsável pela etapa de seleção e gestão do edital. O aporte visa contribuir na redução da desigualdade racial no Brasil e faz parte do compromisso de investir R$ 115 milhões direcionados a programas de educação e geração de renda para a população negra. Todas as ações da companhia voltadas à equidade racial estão disponíveis no site Não Vamos Esquecer.