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Economia

Foto: Divulgação

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Para impulsionar a inovação no setor de comércio e serviços de Palmas, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Palmas, aderiu ao projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil, realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), com o apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). 

Trata-se de uma iniciativa que tem como objetivo promover a mudança de mentalidade dos empresários participantes, desmistificando a inovação e tornando sua prática possível em seu dia a dia em médio e longo prazo. A metodologia se dá por meio de capacitações, workshops, consultorias individuais, oficinas práticas e eventos de conexão com startups.

O Varejo Inteligente Conecta Brasil almeja impactar, inicialmente, 900 empresas em todas as regiões do país, por meio de 30 CDLs, incluindo as entidades de capitais como São Paulo, Florianópolis, Vitória, Salvador, Porto Velho, Manaus, Recife, Goiânia e Palmas. “Através do Varejo Inteligente, os lojistas de Palmas terão acesso a novas formas de pensar na gestão de suas empresas, e isso vai trazer muitos benefícios para a nossa cidade. Um varejo mais dinâmico e conectado com as novas tendências do mercado tem tudo para mudar a cara do setor varejista da capital, por isso, agradeço à CDL Belo Horizonte e Sebrae por estarem conosco neste projeto” explica Silvan Portilho, presidente da CDL Palmas.

“Somente em 2022 as micro e pequenas empresas foram responsáveis por 72% dos quase dois milhões de postos de trabalho gerados no país. O setor de comércio e serviços corresponde a 50% desse montante de empresas, sendo que somente o segmento de serviços equivale a 30% e o comércio a 20%. Ofertar a esses micro e pequenos empresários a oportunidade de elevar a qualidade do seu negócio por meio da inovação, é crucial para o desenvolvimento econômico do país”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

O presidente da CNDL, José César da Costa, destaca que as inovações exigem adaptação e capacitação dos empreendedores. “A pesquisa Desafios do Varejo, realizada pela CNDL em parceria com o Sebrae, aponta as dificuldades dos empresários em adotar novas práticas nas empresas, principalmente pela falta de recursos financeiros, além do baixo acesso a tecnologias e inovações. O projeto Varejo Inteligente atua nesse sentido, capacitando empreendedores e conectando empresas para entrarem nesse novo cenário mais competitivas. As novas tecnologias e o mundo digital desafiam o varejo a evoluir, é fundamental estarmos preparados e gerando resultados positivos para as empresas”.

Como funcionará o Varejo Inteligente Conecta Brasil

Seguindo os moldes da edição mineira, o programa será executado em quatro etapas, sendo a primeira, chamada Foco 1, voltada para a capacitação das CDLs. Neste processo, as entidades fizeram uma imersão, com carga horária total de 12 horas, cujo objetivo foi promover um alinhamento conceitual e discutir algumas práticas de inovação, com foco no trabalho da mentalidade para inovar e uso de métodos ágeis, especialmente o Design Thinking, que será a principal ferramenta do Projeto.

“Quando nós fizemos essa capacitação, tivemos a oportunidade de conhecer, de fato, o que é o Varejo Inteligente, quais os resultados que ele trouxe para os empresários de Belo Horizonte. É uma honra ter participado dessa capacitação, e ter a chance de trazer para os nossos empresários, aqui da nossa região. Que eles tenham uma chance de mudarem também, a sua forma de atendimento, a forma de venda, e a forma de marketing” explica Rebeca Alves, consultora comercial da CDL Palmas.

Os empresários que participarem do Varejo Inteligente, aqui na capital, terão acesso a novas formas de inovação, é o que explica o consultor comercial da CDL Palmas, Sandro Junior “De acordo com os dados que nos foram mostrados durante a nossa capacitação, o Tocantins, ainda está patinando no que se refere a inovação. Das empresas palmenses, poucas utilizam ou dominam novas tecnologias que deixam o atendimento mais eficiente, por isso, esperamos que o modo de pensar dos empresários seja  mais receptivo para as novas ideias e novos formatos que serão apresentados no Varejo Inteligente.

Na segunda etapa, denominada Foco 2, a atenção estará voltada para as Trilhas de Conteúdo, que são eventos on-line pensados para iniciar uma jornada de transformação das empresas, compartilhamento de conteúdo práticos e alinhados ao momento atual dos negócios. Os temas são escolhidos de acordo com as dores e desafios mais latentes das pequenas empresas.

No momento, o Varejo Inteligente Conecta Brasil está iniciando o Foco 2. A expectativa é que até o fim de março deste ano, tenha início o Foco 3, etapa de aceleração das empresas selecionadas.

Como as empresas podem participar

O Varejo Inteligente Conecta Brasil é gratuito e será realizado em 12 meses. Podem participar MPEs do setor de comércio e serviços, que estejam ativas na Receita Federal e Estadual, tenham sua sede e Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica registrado nos estados participantes. As empresas selecionadas também devem ter faturamento anual máximo de até R$ 4,8 milhões (Micro e Pequenas Empresas). As inscrições estarão disponíveis no início do Foco 02, previsto para a segunda semana de fevereiro, e deverão ser realizadas pelo site: https://varejointeligentebrasil.com.br/

“Queremos auxiliar o maior número possível de MPEs do setor de comércio e serviços de Palmas. Haverá um critério de seleção de acordo com os pré-requisitos. Contudo, mesmo as empresas que não forem selecionadas poderão participar das trilhas de conteúdo e eventos de conexão”, destaca o presidente da CDL de Palmas.