Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A artista, fotógrafa e escritora Luciana Andradito lança seu livro de estreia “Primeira Aparição da Manhã”. Serão dois lançamentos no Tocantins no mês de fevereiro, o primeiro será na cidade onde iniciou a escrita do livro, Palmas-TO. E o segundo na cidade onde o finalizou, Araguatins-TO.

A poeta Luciana Andradito fará o lançamento de sua obra de estreia, Primeira Aparição da Manhã na quarta-feira, dia 15, às 19h30 no Foyer do Teatro Sesc Palmas (Centro de Atividades) em Palmas. Realizado com apoio do Sesc Palmas, contará com sessão de autógrafos, coquetel e participações especiais.

Livro Primeira Aparição da Manhã

O livro Primeira Aparição da Manhã reúne 70 poemas selecionados da produção da autora de 2008 a 2022, publicado no final de 2022 pela editora Toma Aí Um Poema. Obra cuidadosamente lapidada, maturada ao longo de anos, e que ganhou força ainda maior com as belíssimas ilustrações de Andrey Tamarozzi, concebidas especialmente para ampliar os sentidos da poesia em imagens.

Os poemas iluminam angústias, dores, vazios e mistérios que envolvem a existência, tematizando sobre a inocência, o feminino, os relacionamentos e a metapoesia. Refletem a passagem do dia e os movimentos oscilantes, interiores e exteriores, criando nuances contrastantes entre luzes e sombras.

“A poeta das manhãs portáteis, cuja bagagem é carregada de nuvens, propensas a tempestades nos olhos de quem souber flor/e/ar as páginas de lirismo e contundência literária de linguagem inventiva. Tudo aceso pelos relâmpagos que saem da boca dessa poeta para hospedar borboletas nos lábios selados de silêncio”, comenta o jornalista e poeta Gilson Cavalcante sobre o livro.

Participações

Participam do bate-papo de lançamento a autora Luciana Andradito e o ilustrador Andrey Tamarozzi, com mediação de Geovana Lima, promotora de literatura do Sesc e mediadora de leitura, que também assina a apresentação do livro. Entre as participações especiais estão confirmados o grupo Lizete, o poeta Leo Lamim e a artista Biannca Alencar.

Lançamento Sarau do Cerrado

O segundo lançamento será realizado em Araguatins, sábado, dia 25, às 19h30, no Sarau do Cerrado (Casa de Cultura), organizado pelo poeta e produtor cultural da região do Bico do Papagaio, Chico Duarte. O evento terá sessão de autógrafos, apresentação musical da Banda Retrô Beats e participação especial dos poetas Davino Lima e Francisco Sulo.

Sobre a autora

Luciana Andradito é retratista de instantes, cartógrafa de sentimentos e mediadora cultural. Nordestina nortista, nascida em Fortaleza em 1989, beira o Bico do Papagaio e vive em Araguatins. Formada em Teatro pela Universidade Federal do Tocantins. Poeta do Fazia Poesia, integra o coletivo Escreviventes e grupo Lizete. Publicou o livro de poemas Primeira Aparição da Manhã, editora Toma Aí Um Poema, 2022. Participa de antologias.