Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cursos & Concursos

Foto: Sylvia Gondim

Foto: Sylvia Gondim

Começaram nesta segunda-feira, 13, as inscrições no concurso da Secretaria de Estado da Educação do Tocantins, que oferta 5.164 vagas para o provimento nos cargos de professor da educação básica, coordenador pedagógico, orientador educacional e professor da educação básica na educação indígena. As provas estão agendadas para o dia 11 de junho de 2023.

Os candidatos interessados têm até o dia 16 de março para efetuar a inscrição, que deve ser realizada por meio do link: https://conhecimento.fgv.br/concursos/secad.to. O valor da taxa de inscrição é R$ 150. Os candidatos às vagas para o exercício da função de professor na educação indígena terão isenção na taxa de inscrição.

O governador Wanderlei Barbosa destaca a realização do certame como um ato de manutenção do desenvolvimento social tocantinense. “Nosso projeto de governo é tornar o Tocantins cada vez maior e mais forte e, para isso, é necessário investir na educação, em profissionais capacitados e comprometidos com o serviço público de qualidade. Sabemos que a educação é a base para isso” ressalta.

O concurso será realizado em uma única etapa de execução com duas fases. Sendo a primeira, de exame de habilidades e conhecimentos aferidos por meio de aplicação de provas objetivas e discursivas, de caráter eliminatório e classificatório; e a segunda, de avaliação de títulos, de caráter unicamente classificatório.

As provas serão realizadas em sete municípios tocantinenses: Araguaína, Araguatins, Arraias, Gurupi, Miracema do Tocantins, Palmas e Paraíso do Tocantins.

Para o secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho, a realização do concurso é um importante passo na valorização do servidor. “É uma excelente oportunidade para o ingresso na carreira pública, a gestão Wanderlei Barbosa está empenhada para preencher as lacunas dos quadros com profissionais capacitados e, com isso, proporcionar significativas melhorias nos indicadores educacionais do Tocantins” afirma.

As vagas atenderão 137 municípios do Estado, com exceção de Monte Santo e Chapada da Areia, que ainda não possuem escolas estaduais. A remuneração inicial prevista para o professor da educação básica é de R$ 4.826,20. O último concurso para provimento de cargos para professores na educação estadual ocorreu em 2009 e ofertou 2.192 vagas.

O Edital completo pode ser acessado pelo Diário Oficial do Estado do Tocantins e no site da Fundação Getúlio Vargas, no endereço eletrônico https://conhecimento.fgv.br/concursos/secad.to