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Educação

Foto: Divulgação

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A equipe gestora e pedagógica do Centro de Ensino Médio Darcy Marinho, de Tocantinópolis, comemora um resultado inédito na instituição de ensino: o aumento do número de estudantes que se destacaram na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), edição 2022. Cinco deles alcançaram notas igual ou superior a 900 pontos, e 12 alunos, obtiveram 800 pontos ou mais na prova discursiva. 

O professor de Redação e de Língua Portuguesa, Raimundo Vaney, explicou que os aulões do programa #TONOENEM, da Secretaria da Educação, representou um dos fatores que ajudou a escola a alcançar esse sucesso.

A estudante Geovana Caetano alcançou a nota 960 na redação do Enem; Társis Wanderley Soares e Milena Sousa Silva conseguiram a nota 920, Eriklison Marciel Alves Bandeira Filho e Suzana Gomes fizeram 900 pontos. E somando com os estudantes que obtiveram notas igual e superior a 800 pontos, são 15 estudantes que se destacaram.

Aulões do Enem

O professor Raimundo Vaney, afirmou que a escola está comemorando esse resultado. “Estamos muito felizes. É motivo de orgulho e podemos dizer que são vários fatores que atribuímos como importantes para se alcançar esses resultados. Um deles são os aulões oferecidos pela Secretaria da Educação, eu sou professor desses aulões, depois tem o grupo do pós-médio, que também organizou estudos mais intensivos”, frisou.

E sobre as aulas de redação, o professor Raimundo contou que houve leituras compartilhadas e individuais dos textos nota mil das provas do Enem de anos anteriores. “Passamos a analisar essas redações observando o que fez o estudante alcançar a nota máxima, e acredito que esse exercício ajudou e muito, os alunos na hora de fazer suas redações”, pontuou.

A diretora Suelene Gomes Silva falou sobre o momento especial de valorização que toda a equipe da escola está vivendo. “Pela primeira vez tivemos essas notas. Nos anos anteriores, os nossos estudantes tiraram notas 700 e pouquíssimos com 800. Nenhum deles tirou notas acima de 900 pontos”, relatou.

Suelene atribuiu esse sucesso ao planejamento bem articulado com a proposta pedagógica da escola. “O nosso trabalho iniciou com a realização do diagnóstico do desenvolvimento individual de cada estudante, e percebemos que muitos deles chegavam na 3ª série do ensino médio com notas 400 e 500 na redação, então, o professor elaborou estratégias de ensino para melhorar essa realidade. Além disso, houve o comprometimento do estudante e do professor, com a pedagogia da presença muito forte, como também o processo avaliativo que teve como base as cinco competências da redação”, esclareceu a diretora.

O estudante Ériklison Marcel, comentou que estava estudando bastante para alcançar o resultado. “Eu me dediquei muito aos estudos durante o ano letivo. No ano passado tinha tirado a nota 720 na redação do Enem e queria melhorar. Através de muita prática e estudos das competências do Enem consegui aperfeiçoar o meu texto e agora estou numa imensa satisfação, porque todo o esforço valeu a pena”, ressaltou.

A aluna Suzana, também comentou a alegria de ter alcançado a nota 900. “Estou me sentindo realizada e agradeço todo o apoio e acompanhamento que recebemos na escola durante os três anos de ensino médio. Estou muito feliz”, destacou.

Estudantes destaques

o Flávia Alves Pereira – 880 pontos

o Sara Ingrid Barbosa Santos – 880 pontos

o Gustavo Alves Ferreira – 860 pontos

o Pablo Guilherme Rodrigues Lima – 860 pontos

o Gabriel Gonçalves Gomes – 860 pontos

o Maria Rita Sousa Ramos – 860 pontos

o Letícia Gomes Lagares – 840 pontos

o Yuri de Abreu Estrela Ramalho – 840 pontos

o Nicolle Sthephanne de Lima Moura – 840 pontos

o Marta Dias Taveira – 840 pontos

o Pedro Henrique Rodrigues Duarte – 820 pontos

o Isabela da Conceição Silva – 800 pontos