Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Após dois anos sem realizar festividade devido à pandemia da Covid-19, o município de Itaguatins promete o melhor carnaval da região Bico do Papagaio. O ItaFolia 2023 acontece de 18 a 21 de fevereiro, com diversas atrações de sucesso. 

No primeiro dia (sábado, 18) quem agitará os foliões será a Banda Cheiro do Mará. No dia seguinte (domingo, 19) será a vez do artista Kaká Devasso. Já na segunda, dia 20, a animação ficará por conta da cantora Janne Leodoro, e para finalizar com chave de ouro, Manu Amorim (na terça, 21). As atrações se apresentam a partir das 23 horas, na Avenida Beira Rio. Antes desse horário, às 21 horas, em todas as noites haverá participação do Dj Kemp's.

Na cidade, a prefeita Ivoneide Barreto faz questão de manter os eventos culturais, a exemplo do carnaval que já é tradição no município, como forma de fortalecer a economia e dar condições para que os empreendedores, os vendedores ambulantes, tenham como gerar uma renda durante esse período. Itaguatins é uma cidade turística e os eventos visam, de acordo com a gestão, atrair público. "Convido a todos para o nosso carnaval. Serão quatro noites de muita alegria, de muita folia. Que todos possam se divertir, com bons ânimos em uma festa segura e feliz para todos", deseja a gestora.

De acordo com Daiany Lima, secretária de Turismo e Meio Ambiente, o Itafolia 2023 será de muita diversão, com garantia de segurança, e de aquecimento da economia local. "A expectativa para Itaguatins é de um público maior do que nos outros anos, até por conta da pandemia porque ficamos dois anos sem a festa na cidade, e aí estamos bem próximos de Imperatriz e na região do Bico só vamos ter carnaval nas cidades de Itaguatins e Araguatins. Então a gente tem essa expectativa de um número bem maior de foliões esse ano", conta. 

O ItaFolia é resultado de esforços da prefeita Ivoneide junto à Secretária de Turismo e de todos os órgãos de segurança da cidade. 

Cidade

Itaguatins, aos seus 76 anos, está localizada às margens do Rio Tocantins que forma praias atraentes - refúgios para milhares de visitantes que procuram delícias naturais e boa gastronomia. O turismo local também é estimulado pela bela Cachoeira de Santo Antônio, que forma piscinas naturais. Em período de veraneio, a população do município chega a triplicar - considerando-se a quantidade de turistas na cidade. 

A cidade é lar de 5.801 habitantes.

Leia Também: Em Itaguatins, gestão da prefeita Maria Ivoneide investe no fortalecimento da saúde, educação e assistência social. 

Itaguatins do Tocantins.