Saúde

Foto: Divulgação

Bem estar e felicidade feminina, saúde, autoestima, espiritualidade e autocuidado. Todos estes assuntos estão na pauta dos encontros mensais do Grupo Cura, um projeto criado pela médica integrativa Moema Barros que reúne mulheres para debater, conversar e trocar experiências sobre suas vidas, trazendo palestrantes especializadas para compartilhar conhecimento.

A iniciativa, que começou no ano passado, teve encontros com temas ligados à saúde mental, inteligência emocional, nutrição, ansiedade e atividade física. Já neste ano, o primeiro encontro ocorreu no último sábado, 4, e propôs uma reflexão sobre o que nos faz feliz.

Com o cronograma do primeiro semestre do ano já montado, o Grupo Cura realiza sua próxima reunião no dia 04 de março, debatendo 'O orgulho de Ser Mulher'. Em abril, no dia 15, a discussão será sobre os 'Arquétipos femininos'. Em maio, o grupo de mulheres debate 'Maternidade' no dia 06 e, no mês de junho, o tema será o 'Amor'.

Além das rodas de conversa, a ideia do projeto é que os encontros sejam permeados de atividades como aulas de yoga, de dança, meditação e música. Segundo Moema, em 2023 o grupo tem como foco a saúde da mulher por meio da medicina e das terapias integrativas.

"Os temas escolhidos são baseados na roda da saúde e da vida e voltados 100% para a mulher e suas necessidades. Faremos encontros com palestras, rodas de conversas. Queremos que todas possam falar, ouvir e serem ouvidas. O intuito do projeto é trocar experiências e conhecimento. Ninguém sabe de tudo, acreditamos que podemos aprender mais juntas. Nos encontros, as participantes também podem compartilhar suas dúvidas e desafios, encontrar apoio e motivação e fazer novas amizades", explica a médica e idealizadora do projeto.

Para participar é preciso uma contribuição de 50 reais, o que permite ao grupo realizar mais atividades e eventos ao longo do ano. A comunidade, criada para apoiar mulheres comprometidas com a saúde e bem-estar feminino, realiza eventos em locais variados e reforça a sororidade entre as mulheres. "Queremos continuar debatendo temas que são importantes para todas nós e que muitas vezes não conseguimos tratar se estamos sozinhas. O Grupo Cura nos dá essa força. Por isso os assuntos vão desde temas simples até polêmicos, mas que fazem sentido para nós mulheres. Porque ser mulher é uma luta diária, quebrar padrões, sair do lugar da opressão. Aqui nós temos voz", finaliza.    

Quem se interessar pode seguir a página do grupo no Instagram (@grupocuramb) ou entrar em contato pelo (63) 99236-6615.