Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Uma parceria entre o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica) e a Cervejaria Krahö está produzindo pesquisas com lúpulo pela primeira vez no Tocantins, um dos principais insumos para a produção da cerveja. O plantio já recebeu as primeiras mudas no alto da Serra de Lajeado, cerca de 70 quilômetros de Palmas, e segue com experimentos em campo sob a supervisão do coordenador do curso de Agronomia da Instituição, Thadeu Teixeira.   

A ideia da parceria surgiu quando o proprietário da cervejaria Paulo Jordão apresentou o cultivo do lúpulo ao reitor do UniCatólica, professor doutor, Gillianno Mazzetto, e ambos decidiram firmar a cooperação, como dá detalhes. “Após apresentar a proposta também ao coordenador do curso de Agronomia, firmamos o termo de cooperação entre as partes para desenvolver pesquisas em adaptação de novas variedades, adubação, trato do solo, irrigação e outros. A produção de lúpulo vem crescendo em todo país e com bons resultados, hoje é uma excelente oportunidade para a agricultura familiar por apresentar alta rentabilidade. Assim, poderemos incentivar outros produtores e oferecer oportunidade de formar mão de obra técnica para trabalhar com o plantio” disse Paulo.  

O coordenador do curso de Agronomia do UniCatólica, Thadeu Teixeira, explica a necessidade dos estudos para a produção. “É uma espécie nova a ser cultivada aqui no estado e realmente precisa de todo um trabalho de pesquisas e, consequentemente, validação para que possamos fazer a recomendação aos produtores. Iremos trabalhar tanto na parte de sistema de produção de mudas, melhores substratos, manejo da cultura que vai desde a adubação, pragas a doenças”, destacou o docente. 

A tipificação 

Hoje, duas variedades cultivadas são novidades na plantação: a Comet e a Cascade. Outras duas já adaptadas ao clima local que estão em fase de replicação das mudas para plantio são as variedades Nugget e Zeus. A orientação para a colheita da safra é entre outubro e novembro deste ano.