Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Palmas

Foto: Lia Mara

Foto: Lia Mara

A Prefeitura de Palmas informou que, apesar da ameaça de paralisação dos motoristas, o transporte público na capital “flui normalmente nesta terça-feira (28)”. O sindicato que representa a categoria, o Simtromet, havia confirmado que os profissionais pretendiam paralisar o serviço devido à falta de pagamento de horas extras e auxílio alimentação.

Em nota, a gestão municipal esclareceu que não foi questionada formalmente a respeito das reivindicações da categoria e que “teve conhecimento apenas de um requerimento subscrito por alguns motoristas ainda no final do ano de 2022”.

Na ocasião em que recebeu o dito requerimento a Agência de Transporte Coletivo de Palmas (ATCP) informou aos trabalhadores que as “verbas e direitos remuneratórios seriam aqueles previstos na legislação de criação da autarquia e nas demais legislações municipais aplicadas aos contratos temporários”.

O Simtromet também alega sobrecarga de motoristas que operam linhas nas quais há déficit de veículos para operação e que, em contrapartida, há cerca de 70 ônibus parados na garagem da ATCP por falta de manutenção. Sobre isso, a prefeitura alegou não ter conhecimento.

“Já com relação a outras reivindicações durante o período de operação pela ATCP, não foi recebida qualquer pedido ou pauta relacionada à categoria”, finalizou.