Estão abertas, a partir desta segunda-feira, 6, as inscrições para ingresso na Universidade da Maturidade (UMA) da Universidade Federal do Tocantins (UFT), polo de Palmas. A UMA é direcionada a pessoas com idade igual ou superior a 45 anos e não há necessidade de a pessoa ser alfabetizada.
Para realizar a matrícula, o interessado ou responsável deve apresentar os seguintes documentos pessoais: RG, CPF, título de eleitor e comprovante de endereço, em horário comercial no prédio da instituição no Campus Palmas da UFT.
O coordenador da UMA, professor Luiz Sinésio Neto, destaca que a universidade busca promover a inclusão social, oferecendo uma educação de qualidade para pessoas mais experientes. "Nossa universidade é um espaço para aprender e compartilhar experiências. Acreditamos que a educação não tem idade e que todos têm o direito de acessá-la. Por isso, oferecemos uma tecnologia social acessível, para que essas pessoas possam desenvolver suas habilidades e aprender novas maneiras de viver", afirma o coordenador.
Atividades
As aulas da UMA acontecem no prédio da instituição, localizado no Campus Palmas da UFT, as segundas, terças e quartas-feiras, das 14 às 17 horas. Há também atividades no Laboratório de Exercício Físico e Envelhecimento Humano (LABEFE), além de atividades externas como passeio, visita a escolas, eventos públicos e blitz educativas.
A UMA
A UMA trabalha com a proposta pedagógica voltada à melhoria da qualidade de vida da pessoa adulta e dos idosos, e promove a integração dos alunos com os estudantes de graduação. Atualmente, a universidade está presente nas cidades de Araguaína, Dianópolis, Palmas, Porto Nacional, Paraíso do Tocantins, Tocantínia, Palmeirópolis, Cariri do Tocantins e em outros estados como Bahia e Mato Grosso do Sul.