Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

José Maria da Silva Júnior tinha 57 anos

José Maria da Silva Júnior tinha 57 anos Foto: Divulgação

Foto: Divulgação José Maria da Silva Júnior tinha 57 anos José Maria da Silva Júnior tinha 57 anos

O procurador de justiça José Maria da Silva Júnior foi encontrado morto dentro de sua casa em Palmas na manhã desta quinta-feira, 9. Ainda não se sabe a causa da morte mas o Ministério Público Estadual (MPE) confirmou o falecimento do membro ministerial e manifestou pesar.

"O MPTO perde mais do que um membro, perde uma pessoa querida e admirada por toda a instituição pela forma como conduzia seu trabalho, sempre com integridade, conhecimento e gentileza", informou o órgão em nota.

José Maria era titular da 10ª Procuradoria de Justiça e coordenava também o Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e a Força-Tarefa Ambiental do MPE. Ele também foi corregedor do órgão ministerial durante mandato tampão.

O procurador ingressou no MPE em 1992, atuando inicialmente em Palmeirópolis, Paranã e Dianópolis, na região Sudeste do Tocantins. Em 1997 se tornou titular da 25ª Promotoria de Justiça, atuando na área do meio ambiente.

No ano de 2011, José Maria foi empossado como Procurador de Justiça pelo critério de merecimento.

Natural de Quixadá (CE), José Maria da Silva Júnior se formou em direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG) no ano de 1989. Em 2005 tornou-se mestre em Ciências do Ambiente pela Universidade Federal do Tocantins (UFT).

O procurador tinha 57 anos e deixa esposa e duas filhas.

Velório

O velório do procurador de Justiça ocorrerá a partir das 19h desta quinta-feira, na Casa de Maria. O corpo ficará no local até as 22h e depois seguirá para Santa Helena  (GO), onde será sepultado.

Confira abaixo Notas de Pesar:

Nota de Pesar do Governador

Com tristeza, recebi a notícia do falecimento do procurador de Justiça do Tocantins, José Maria da Silva Júnior, ocorrido nesta quinta-feira, 9, em Palmas.

José Maria, tinha 57 anos, e atualmente era titular da 10ª Procuradoria de Justiça. Além disso, acumulava os cargos de coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e da Força Tarefa Ambiental do Ministério Público do Tocantins. Ele deixa um importante legado de luta pelo respeito às leis ambientais e pela preservação do meio ambiente.

Neste momento doloroso, venho externar meus sentimentos, e me solidarizar com todos os familiares e amigos. Rogo a Deus que o receba em seus braços e conforte a todos por esta grande perda.

Wanderlei Barbosa

Governador do Estado do Tocantins

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Naturatins 

O Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), lamenta a morte do Procurador de Justiça do Tocantins e coordenador  do Centro de Apoio  Operacional de Habitação, Urbanismo e Meio Ambiente (Caoma), José Maria da Silva Júnior.

Dr. José Maria deixou a sua marca, atuando brilhantemente em defesa do Meio Ambiente, com uma postura inquestionável e admirada por todos. Neste momento de dor, com sentimentos de luto e pesar, prestamos nossas condolências aos familiares e amigos.

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Justiça Federal 

É com pesar que a Justiça Federal no Tocantins lamenta o falecimento do procurador de Justiça do Ministério Público do Tocantins (MPTO), José Maria da Silva Júnior, ocorrido na manhã desta quinta-feira (9).

A sociedade perde um defensor e grande conhecedor das causas ambientais, pois como coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e da Força-Tarefa Ambiental do MPTO, José Maria da Silva Júnior desempenhou um brilhante e importante trabalho.

Pedimos a Deus que conforte sua esposa, suas duas filhas, familiares e amigos.

Juiz Federal José Márcio da Silveira e Silva 

Diretor do Foro da Seção Judiciária do Tocantins

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar Marcelo Lelis

Venho a publico manifestar profundamente meu sentimento de pesar pela  morte do procurador de Justiça do Tocantins, José Maria da Silva Júnior, ocorrida na manhã desta quinta-feira,09, em Palmas.

O Tocantins perde um grande defensor do Meio Ambiente porque, ao longo de sua trajetória, o procurador trabalhou assiduamente no desenvolvimento de ações e práticas em defesa das causas ambientais.

José Maria da Silva Júnior era titular da 10ª Procuradoria de Justiça e acumulava os cargos de coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e da Força-Tarefa Ambiental do MPTO.

A partida tão repentina do procurador é uma perda imensa e irreparável, porque José Maria era um homem que buscava o diálogo, sem deixar de cumprir seu dever de proteger o meio ambiente.

Minha convivência com o procurador é de mais de 15 anos ,e, iniciou quando eu era presidente da Agência Municipal de Turismo de Palmas e, o, então, procurador José Maria, atuava na promotoria do Meio Ambiente. Perdi não só um amigo, mas um grande parceiro nesta luta em defesa do meio ambiente.

Expresso profundo sentimento aos amigos, colegas de trabalho e à família neste momento de intensa dor e tristeza em reconhecimento aos relevantes serviços prestados pelo procurador José Maria da Silva Júnior às causas ambientais no Tocantins.

Marcelo Lelis

Secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins

-----------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar TRE-TO

Em nome do Tribunal Regional Eleitoral do Tocantins (TRE-TO), o presidente da Corte, Desembargador Helvécio Maia, lamenta profundamente o falecimento do procurador José Maria da Silva Júnior, nesta quinta-feira (09.03.2023).

Segundo o presidente da Corte, o procurador José Maria da Silva Júnior foi cidadão exemplar, a quem o sistema de justiça tocantinense muito deve por sua contribuição e ensinamentos, tendo dignificado o trabalho do Ministério Público do Estado do Tocantins.

Nascido em Quixadá (CE), José Maria da Silva Júnior era graduado em direito pela Universidade Católica de Goiás (UCG) no ano de 1989. Foi um dos pioneiros no Tocantins, ao ingressar no MPE em 1992. Atuou em diversas promotorias no interior do Estado. Em Palmas, atuou como titular da 25ª Promotoria de Justiça, na área de meio ambiente, e titular da 10ª Procuradoria de Justiça. Além disso, acumulava os cargos de coordenador do Centro de Apoio às Promotorias de Urbanismo, Habitação e Meio Ambiente (Caoma) e da Força Tarefa Ambiental do MPE.

Neste momento de pesar, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral manifesta suas condolências aos familiares e amigos do procurador José Maria da Silva Júnior.