Em agenda na região do Bico do Papagaio, o governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa; e o secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, entregaram nesta sexta-feira, 10, as obras de reforma geral da Escola Estadual Joaquina Maria da Silva, em Esperantina. Na nova modelagem das instalações, foram investidos R$ 1.127.078,81, beneficiando diretamente 410 alunos matriculados na unidade.
As melhorias realizadas envolveram a troca do piso, por granitina; troca da rede elétrica; reforma da quadra; pintura geral da escola; forro das salas de aulas; e reforma do telhado e paisagismo.
O governador Wanderlei Barbosa destacou a qualidade das obras entregues para garantir ambientes propícios ao ensino e à aprendizagem. "Os nossos alunos precisam de bons ambientes, salas de aulas aconchegantes. Isso facilita o aprendizado e proporciona melhores condições de trabalho aos professores e aos demais servidores. É isso que queremos, ambientes salubres para a nossa comunidade escolar", frisou.
O vice-governador Laurez Moreira reafirmou que o governador Wanderlei Barbosa priorizou a Educação por entender se tratar de uma área estratégica para o desenvolvimento do Estado e Esperantina é um exemplo disso. "Ele sabe que o progresso do Tocantins passa necessariamente pela educação. Essa reforma aqui em Esperantina representa bem essa visão do Governador", afirmou.
O secretário de Estado da Educação, Fábio Vaz, lembrou que o Governo do Estado conta com 200 obras em todo o Estado. "Somente na Diretoria Regional de Educação de Araguatins essa é a terceira entrega de obras e temos outras em andamento", ressaltou o secretário, afirmando que são mais de R$ 5 milhões em obras na Regional.
O prefeito da cidade, Doutor Armando, destacou que o governador Wanderlei Barbosa, em poucos meses de gestão, já visitou a cidade várias vezes, o que, segundo ele, demonstra compromisso com a população do Estado. "Sou a pessoa mais feliz nesse evento, porque estamos inaugurando a reforma dessa escola e outras obras importantes, realizadas em convênio com o Governo do Estado", destacou.
A diretora da unidade, Cintia Kícila, afirmou que a escola completa 27 anos e essa reforma foi um presente bastante aguardado pela comunidade escolar. Ela destacou que, com as melhorias, foi possível resgatar cerca de 70 alunos, que agora se sentem melhor acolhidos, além dos professores e servidores que se sentem mais motivados. "Esse olhar do nosso Governador Wanderlei Barbosa para a Educação é muito bom e só temos a agradecer", comemorou a diretora Cintia.
Escola
A Escola Estadual Joaquina Maria da Silva foi criada pela Lei n° 862 de 22 de agosto de 1996 e iniciou suas atividades ofertando o ensino fundamental – primeira e segunda etapa – e o ensino médio. Atualmente, a unidade de ensino oferta a segunda etapa do ensino fundamental, com 154 alunos; e o ensino médio, com 256 estudantes matriculados, totalizando 410 alunos.