Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Cultura

O autor com sua última obra, Descompássaro

O autor com sua última obra, Descompássaro Foto: Samuel Xavier

Foto: Samuel Xavier O autor com sua última obra, Descompássaro O autor com sua última obra, Descompássaro

O jornalista e poeta Gilson Cavalcante morreu na madrugada desta terça-feira, 14, na casa dele em Taquaruçu – distrito de Palmas/TO. Cavalcante tinha 68 anos e enfrentava o Mal de Parkinson e hipertensão.

Filho de João Lino Cavalcante Filho e Celina Pereira Cavalcante, o jornalista era natural de Porangatu/GO e chegou ao Tocantins ainda na época da criação do Estado para coordenar o Jornal do Tocantins, onde também trabalhou como repórter.

Cavalcante também foi secretário de Cultura do Estado e contribuiu para o arcabouço cultural do Tocantins com onze livros lançados, além de participações em obras de outros autores e composições musicais. Estreou na literatura com a obra 69 Poemas- Dos Lençóis e da Carne, em parceria com Hélverton Baiano; seguido por Lâmpadas ao Abismo; Ré/Ínventário da Paisagem; Poemas da Margem Esquerda do Rio de Dentro, contemplado com menção especial no Concurso Literário Nacional Prêmio Cidade Juiz de Fora, em 2002.

Em 2008 foi premiado com a Bolsa de Publicações Maximiano da Matta Teixeira pela obra O Bordado da Urtiga. No ano seguinte publicou Anima Animus - O Decote de Vênus e Bonsai de Palavras, um livreto de hai-kais. Depois de vencer o histórico e concorrido concurso da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos, em Goiás, em 2011, o poeta recebeu o Troféu Goyases 2011, no campo da poesia –  honraria concedida pela Academia Goiana de Letras.

Suas obras mais recentes foram A Arte de Desmantelar Calendários; O Amor Não Acende Velas; e Descompássaro, este último lançado ainda no começo deste ano.

O secretário estadual da Cultura, Tião Pinheiro, lamentou o falecimento do artista e amigo pessoal. “É um pesadelo acordar com a notícia da partida do nosso querido Gilson Cavalcante, que nos deixou nessa madrugada. Jornalista, poeta e craque no futebol e na arte de fazer e conservar amigos, deixou marcas profundas em suas atuações e uma poética de primeira linha. Ele não apenas fazia poesia: ele era poesia, vivia poeticamente. Tive o privilégio de dividir com ele jornadas no jornalismo, na literatura, nas 'peladas futebolísticas' e na vida. Que ele descanse em paz e que Deus conforte seus familiares, amigos, colegas e admiradores!”, anotou Pinheiro.

O jornalista e poeta deixa os filhos filhos Ana Liz, Aluísio Cavalcante e João Lino Cavalcante. O velório acontece no Centro Cultural Os Kako, em Taquaruçu. O corpo será sepultado no cemitério do distrito.

Confira abaixo notas de pesar:

Nota de pesar do Governador

Esta terça-feira, 14, amanheceu com um ar de tristeza ante a notícia do falecimento do meu amigo, mestre na arte dos versos, Gilson Cavalcante, que partiu na madrugada deste dia.

Jornalista, escritor, poeta por pura essência, morador do nosso Taquaruçu, Gilson Cavalcante nos deixou fisicamente, mas suas palavras, eternizadas em dez livros publicados, vão ecoar para sempre nos corações tocantinenses.

Neste momento de luto, rogo ao nosso eterno e amado Deus que conforte os corações dos familiares e amigos pela partida do querido Gilson Cavalcante. A todos os meus sinceros sentimentos.

Wanderlei Barbosa

Governador do Estado do Tocantins

--------------------------------------------------------------------------

Nota de pesar do secretário de Comunicação

A Secretaria da Comunicação do Estado do Tocantins, por meio de seus servidores, manifesta o pesar pelo falecimento do jornalista Gilson Cavalcante, ocorrido na madrugada desta terça-feira, 14.

Jornalista e poeta ímpar, Gilson Cavalcante, entre tantos protagonismos, comandou a Secretaria da Comunicação do Estado. Se destacou por sua atuação na busca e divulgação da notícia com verdade e profundidade. Por essência, soube, como poucos, usar as palavras de forma a tocar a alma, em prosa e verso, daqueles que se alimentaram delas.

Gilson Cavalcante deixa um legado de que é possível, e se deve, fazer diferença na passagem por este mundo. Neste momento de tristeza, deixo meus sentimentos e desejo que o conforto do Espírito Santo de nosso Deus se faça presente nos corações dos familiares e amigos pela partida do Gilson.

Márcio Rocha

Secretário de Estado da Comunicação do Tocantins

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar

O governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria da Cultura, se solidariza com a família e amigos pelo falecimento do jornalista e poeta Gilson Cavalcante, ocorrido em Palmas nesta terça-feira, 14

Neste momento de dor, o Governo se solidariza com seus familiares ratificando o voto de pesar pela grande perda e agradecimentos à dedicação e trabalho desenvolvidos em prol da comunicação e da cultura tocantinense, o qual deixou um grande legado.

Gilson Cavalcante foi um dos jornalistas pioneiros e que ajudaram a construir a história do Tocantins, onde trabalhou em vários veículos de comunicação, além de ocupar o cargo de secretário de comunicação estadual, no início da instalação do Estado.

Que ele descanse em paz e que Deus conforte seus familiares, amigos, colegas e admiradores!

Tião Pinheiro

Secretário de Estado da Cultura

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar do secretário do Meio Ambiente 

Com muita tristeza recebi,  na manhã desta terça-feira, 14, a notícia do falecimento do pioneiro, poeta e jornalista, Gilson Cavalcante.

Fomos colegas de trabalho na prefeitura, nos conhecemos desde o início de Palmas e Gilson foi um amante da poesia, da natureza, de Taquaruçu e por isso, tínhamos muita coisa em comum.

Comunicador,  natural de Porangatu, o autor de mais de dez obras publicadas, Gilson Cavalcante também foi integrante da Assessoria de Comunicação na Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins e em sua breve passagem na Pasta, estabeleceu fortes laços de amizade e admiração.

Rogamos que o amigo poeta descanse em paz e que encontre conforto os corações dos familiares e amigos.

Marcelo Lelis

Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar do presidente da AL-TO

Lamento profundamente o falecimento do ex-diretor de Comunicação desta Casa de Leis, o jornalista e poeta Gilson Cavalcante, ocorrido na madrugada desta terça-feira, dia 14, em sua residência, no Distrito de Taquaruçu.

Jornalista premiado, Gilson teve uma trajetória consagrada como poeta e escritor, tendo publicado 11 livros e ocupado funções importantes nos veículos de comunicação e instituições tocantinenses.

Por sua relevância à cultura do Estado, manifesto – em nome dos demais deputados – aos amigos e familiares minhas condolências.

Assembleia Legislativa do Estado do Tocantins

Amélio Cayres - Presidente

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar do presidente da CMP

A Câmara Municipal de Palmas (CMP), com profundo pesar, lamenta e se solidariza com familiares e amigos do jornalista, compositor e poeta pioneiro no Tocantins, Gilson Cavalcante, pelo seu falecimento ocorrido nesta terça-feira, 14, aos 68 anos.

Natural de Porangatu (GO), Gilson Cavalcante chegou ao Tocantins em 1989 e residiu em Palmas por quase 40 anos. Com 10 obras publicadas e com o EP “Cantigas e Quintais” suas palavras ficarão eternizadas na memória dos tocantinenses.

Por meio de seu presidente, vereador Folha, esta Casa expressa condolências aos familiares e amigos nesse momento de perda e dor. Que Deus possa confortar o coração de todos.

José do Lago Folha Filho

Presidente da Câmara Municipal de Palmas

--------------------------------------------------------------------------

Nota de Pesar –do secretário da Educação

Recebemos com pesar a notícia do falecimento do jornalista, escritor e poeta Gilson Cavalcante. O grande Gilson deixa um legado de contribuições ao Estado do Tocantins. Ele foi secretário da Comunicação em 1994, trabalhou por vários anos como assessor de comunicação na Secretaria da Fazenda e atuou como chefe de comunicação na Secretaria da Educação em 1999, alguns dos lugares por onde passou e trabalhou.

Gilson conquistou muitas pessoas, não somente pelos versos, mas pela forma de se comunicar, pela alegria intensa, por um sorriso cativante e pelo apreço à vida e a uma boa conversa.

Ele foi versar em outras dimensões e deixa como herança os 10 livros escritos, que guardam suas emoções, seus sonhos, desejos, vitórias e desafios.

Que Deus o receba com amor e misericórdia e conforte o coração dos seus familiares e amigos.

Fábio Vaz

Secretário de Estado da Educação

------------------------------------------------------------------------------