As principais ações desenvolvidas pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no ano passado foram compiladas em uma publicação divulgada nessa segunda-feira, 13, pela empresa. A revista Ações da Conab em 2022 destaca os desafios da estatal para atender às necessidades da agropecuária brasileira e ressalta ainda o desempenho contínuo da Companhia, que alcançou novamente o Nível 1 no índice IG-Sest e comprovou sua alta performance em governança corporativa e o compromisso com a transparência na prestação de serviços.
Na parte de levantamentos agropecuários, a publicação ressalta a reorganização realizada pela Conab no trabalho de geração de estatísticas da produção agrícola nacional, a partir da criação de núcleos de informações e o aperfeiçoamento do processo de coleta dos dados. A edição revela que um total de 87 milhões de hectares de área foram monitorados pelos técnicos da estatal para acompanhamento das safras de grãos, cana-de-açúcar e café. Outros estudos também ganham destaque, como o Boletim de Monitoramento Agrícola, as análises do progresso de safra divulgado semanalmente com índices de todas as principais regiões de cultivo, e as análises de custos da produção, que registram mais de 70 painéis efetuados em todo o país para 28 produtos diferentes, desde o milho e soja até algumas culturas da sociobiodiversidade.
Com relação aos estudos de mercado e a elaboração de parâmetros para execução das políticas agrícolas, a revista evidencia a criação de novos modelos econométricos de projeções de preços e de exportações e as atuações nos mercados de laranja, cacau, sisal e borracha, propostas pela Conab. Além das conjunturas mensais sobre os impactos do cenário macroeconômico na agropecuária, a estatal produziu propostas de preços mínimos, quadros de demanda e oferta de grãos e de suprimento de carnes, entre outros.
A agricultura familiar mostra a operacionalização da modalidade Compra com Doação Simultânea e Apoio à Formação de Estoque com um montante de R$ 65,7 milhões, que permitiu o auxílio a mais de 7 mil pequenos agricultores em 295 municípios e a doação de 18 mil toneladas de alimentos para entidades socioassistenciais.
Nas operações de abastecimento, a revista menciona 25,8 mil toneladas de alimentos doados em ações regulares da Conab e por meio de parcerias no contexto do Covid-19. Foram descentralizados R$ 189,27 milhões em recursos do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) para atuação da Companhia na distribuição de cestas de alimentos e combate à fome, especialmente para famílias indígenas e comunidades tradicionais. Já no Programa de Venda em Balcão (ProVB), que apoia pequenos criadores de animais por meio do acesso aos estoques públicos de milho, foram atendidos 6.339 pecuaristas de pequeno porte com a comercialização de 56.881 toneladas do produto.
Outros números também podem ser conferidos nesta edição, incluindo dados sobre a armazenagem no país, os leilões agropecuários realizados pela Conab, as operações de fiscalização, a contratação de fretes para a remoção de estoques, os processos internos e até a atuação internacional da Companhia. Acesse aqui a íntegra da revista.