De 27 a 30 de março, a XXIV Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios marcará 25 anos de história do evento, que começou a ser organizado pela Confederação Nacional de Municípios (CNM) em 1998. A 10 dias da abertura, mais de 9 mil pessoas já estão inscritas. Com o tema Pacto Federativo: um olhar para o futuro, a edição de 2023 será realizada novamente no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB).
Além das atividades no palco principal, com autoridades debatendo temas de interesse dos municípios, haverá programação técnica paralela e atividades externas. Na segunda-feira, 27 de março, está confirmada coletiva de imprensa com divulgação de estudos da CNM que pautarão o diálogo com os demais Entes. O local e horário ainda serão confirmados.
No primeiro dia da programação da 24ª Marcha, a CNM também lançará a exposição Os 25 anos da Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios – Memórias, Conquistas e Avanços, na Câmara dos Deputados. A trajetória do maior evento municipalista da América Latina ficará exposta no corredor de acesso ao Plenário da Casa, batizado corredor Tereza de Benghela, até 12 de abril. A cerimônia de lançamento será às 18 horas.
Em 28 de março, a abertura oficial está agendada para às 9 horas. A pauta municipalista que será apresentada aos três Poderes é extensa, mas há questões urgentes como a Reforma Tributária. Por isso, um painel sobre o tema ocorrerá às 14 horas com a participação de autoridades do Executivo e do Legislativo envolvidas na discussão. A programação completa está disponível no site do evento (https://marcha.cnm.org.br/programacao)
Credenciamento de imprensa
O credenciamento de imprensa é exclusivo para repórteres, repórteres fotográficos acompanhados do jornalista e cinegrafistas de jornais televisivos. Para solicitação é necessária apresentação de credencial do veículo de comunicação e documento de identificação profissional.
A homologação dos profissionais de imprensa fica a critério da Confederação e será feita apenas no local do evento. Aqueles que não se enquadrem nesses critérios precisarão fazer a inscrição para acessar o espaço como participante. (CNM)