A Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) após solicitação, autorização da manutenção dos cultivos excepcionais de soja realizados nas Planícies Tropicais (Várzeas) tocantinenses sob o sistema de subirrigação destinados a produção de sementes e para fins de Pesquisa Cientifica/Ensino em terras altas.
Após a publicação da Portaria n° 306/2021, o Ministério estabeleceu, que os estados que cultivam soja no período de excepcionalidade ao vazio sanitário devem oficializar este pedido anualmente. De acordo com o documento encaminhado à Agência, o Tocantins vem cumprindo medidas de controle do fungo da Ferrugem Asiática da Soja, principal praga que acomete as lavouras.
O parecer favorável viabiliza o plantio de soja nas Planícies Tropicais para as finalidades de pesquisa, ensino, produção de sementes e produção de sementes para uso próprio. “Esta mensagem que recebemos do Mapa autorizando o plantio de soja nas planícies é um reconhecimento ao trabalho que a Adapec vem desenvolvendo no Tocantins no controle de pragas nas lavouras de grãos e que tem permitido o crescimento da nossa produção, e consequentemente da nossa economia,” disse o presidente da Adapec, Paulo Lima.
O cadastramento das áreas com plantio excepcional deverão ser realizados antecipadamente ao plantio, na Adapec, para análise do plano de trabalho e termo de compromisso para posterior deferimento.
Pesquisa Científica/Ensino
Este ano o trabalho já foi iniciado pela Adapec. “Na semana passada realizamos visitas técnicas a 14 áreas destinadas à pesquisa e ensino de diversas empresas e universidades e orientamos os pesquisadores para que antes de iniciar seus experimentos científicos, procure a Adapec, façam o cadastro e posteriormente, faremos uma visita in loco para autorização da pesquisa,” destacou o responsável técnico pelo Programa Estadual de Controle da Ferrugem Asiática, Cleovan Barbosa.
Planícies Tropicais
A janela de plantio vai de 20 de abril a 30 de maio. “Este ano os produtores que fizerem a solicitação à SFA/TO para produção de sementes para uso próprio também poderão realizar estes plantios na região das Planícies Tropicais, lembrando que os produtores que optarem por este plantio deverão procurar a Adapec antecipadamente para orientação dos procedimentos e posterior deferimento da atividade” acrescentou Cleovan Barbosa.