Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Campo

Foto: Delfino Miranda

Foto: Delfino Miranda

Será realizado nessa sexta-feira, 24, o primeiro Dia de Campo sobre Sistemas Integrados e Pecuária de Corte, na Fazenda Elite, em Porto Nacional. Localizada a 30km da Capital Palmas, a propriedade do pecuarista Emanuel Martinez é uma Unidade de Referência Tecnológica (URT) em Integração Lavoura-Pecuária, implantada pelo Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins) e as parcerias público e privadas.

A participação é gratuita e o credenciamento será feito no dia do evento, às 8h, com abertura e programação a partir das 8h30. O público esperado é de produtores rurais, estudantes, técnicos, consultores e representantes de empresas do setor agrícola. 

Na programação estão a apresentação do Sistema Produtivo na Fazenda Elite; com o engenheiro agrônomo Edmilson Rodrigues; a palestra Fecundação In vitro no Melhoramento de Bovinos, com o médico veterinário Enoch Borges; e visitas a duas estações com abordagens sobre o Manejo de pragas de pastagem, com o engenheiro agrônomo, doutor Daniel Fragoso; e Consórcio Sorgo e Forrageira, com o engenheiro agrônomo Francelino Camargo.

 Sobre a URT

Há cerca de um ano, o produtor Emanuel Martinez Vaz de Oliveira recebe assistência técnica do Ruraltins, por meio do Projeto ABC Corte, com a finalidade de melhorar a pastagem e intensificar a produção de carne.

Na propriedade de 110,35 hectares de terra, e um plantel de 220 cabeças de gado nelore, Emanuel investe no pastejo rotacionado e na produção de silagem para garantir a nutrição animal do seu rebanho principalmente no período de estiagem. E, seguindo as orientações técnicas do Ruraltins, fez o plantio integrado de capim, sorgo e milho.

Satisfeito com a colheita, o produtor estima colher 850 toneladas de silagem. Os resultados e as tecnologias para a boa produtividade serão apresentados pelo engenheiro agrônomo do Ruraltins, Edmilson Rodrigues.