Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Universo Espiritual

Foto: Silézio Moreira

Foto: Silézio Moreira

A 19ª edição do espetáculo teatral Paixão de Cristo, realizado pela Cia Art’Sacra de Teatro, ainda possui vagas para elenco de figuração. Para isso, não será necessário passar por seleção e nem sequer realizar inscrição. Basta comparecer aos ensaios gerais, que acontecerão no sábado, 1⁰, das 16 às 20 horas, e/ou domingo, 2, das 7 às 10h, nas escadarias do Palácio Araguaia.

Os figurantes irão compor o elenco nas cenas como povo. Não é necessário experiência e são aceitos homens, mulheres e crianças de qualquer idade, e de qualquer religião. Com o tema “Uma Paixão Feita por Muitos”, o elenco conta com atores com e sem experiência, indígenas da etnia Xerente, pessoas em remição de pena. A expectativa é de que participem cerca de 300 voluntários, dentre elenco, figurantes, equipe técnica e de apoio.

Espetáculo

Considerado o maior espetáculo artístico a céu aberto do Tocantins, a 19ª edição da Paixão de Cristo acontecerá no dia 7 de abril de 2023, às 20 horas, com entrada franca. São esperadas cerca de 6 mil pessoas para prestigiar a apresentação cultural. O espetáculo neste ano contará com apoio do Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proex), da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Escola Superior da Magistratura Tocantinense (ESMAT), Prefeitura de Tocantínia, por meio da Secretaria Municipal da Educação, Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Tocantins - (FETAET).

De acordo com o diretor do espetáculo, Valdeir Santana, a realização do evento na Praça dos Girassóis celebra com magnitude o retorno da apresentação presencial, após três anos. A última apresentação da Paixão de Cristo presencial para número ilimitado de pessoas aconteceu ainda no ano de 2019. Em 2022 e 2021, em virtude da pandemia, o evento foi realizado no Teatro com transmissão online. Já em 2020, houve cancelamento no mês de estreia por conta da propagação da covid-19. “Essa apresentação tem um significado muito importante de vida, de reencontro com o nosso público”, comemora.

Reconhecimento

O espetáculo da Paixão de Cristo realizado pela Art´Sacra Cia. de Teatro foi instituído no calendário de eventos oficiais do município de Palmas, Lei 2.287, de 10 de janeiro de 2017. Em maio de 2010, a Fundação Cultural do Estado do Tocantins concedeu ao espetáculo teatral sacro da Paixão de Cristo, evento Cultural do Estado, pelos seus trabalhos realizados na área de teatro e formação. Tal reconhecimento ressalta a sua importância na sociedade como uma entidade que fomenta a cultura sacra e popular e colabora desta forma com a formação cultural do Estado do Tocantins. A Companhia Art’Sacra foi fundada em 16 de maio de 2005.