Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Meio Ambiente

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Em mais de 15 dias de programação em celebração ao Dia Mundial da Água, quase cinco mil pessoas participaram de ações de lazer, cultura e educação. iniciativas promovidas pela BRK se estenderam além da semana alusiva à data e levou para escolas e espaços públicos a discussão sobre a importância da preservação dos recursos hídricos para a vida e ao meio ambiente.

“As ações de responsabilidade socioambiental desempenharam um papel importante na disseminação sobre a importância data, uma vez que é celebrada para reforçar o uso consciente da água. A BRK preparou a programação para comunidades e crianças, com apoio de escolas e secretarias de educação, para que a temática fosse explicada de forma interativa e participativa”, destacou a coordenadora de responsabilidade socioambiental da BRK, Geórgia Milhomem.

Preservação do meio ambiente

Em Porto Nacional, parte da programação da semana da água contou com o plantio de mudas no viveiro municipal, com a participação de estudantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Palmas (APAE) e do Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI). A ação ocorreu em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Já em Paraíso do Tocantins, a equipe da BRK realizou, no dia 18 de março, a limpeza e atividades de educação ambiental nas margens e encostas do lago do Parque das Águas, região centro sul da cidade. Foram retirados quase uma tonelada de resíduos do lago, como garrafas pet, sacolas plásticas, pedaços de brinquedos, garrafas de vidro, dentre outros. A ação ainda contou com atividades educativas e brincadeiras socioambientais, com o objetivo de conscientizar moradores e usuários do parque para a necessidade de deixar o local sempre limpo, a partir da valorização das águas, além de mostrar o papel da BRK enquanto parte da sociedade.   

Educação ambiental nas Escolas

Em Barrolândia, Miranorte, Cristalândia, Tocantinópolis, Guaraí, Colinas, Babaçulândia, Dianópolis, Almas, Taguatinga, Arraias, Natividade e Paranã e em Xinguara, no Pará, crianças de escolas públicas participaram de atividades educativas com a temática da água, com teatro, tapete educacional, programa Portas Abertas 360º e em Xinguará, no Pará, os alunos conheceram as Estações de Tratamento de Água (ETA).

“Vejo uma parceria grandiosa, pois foi por meio dela que os nossos alunos aprenderam e realmente se conscientizaram. A BRK foi à escola e orientou, ensinou, e os nossos alunos hoje têm outra mentalidade no que diz respeito a consciência e aprendizado de como utilizar melhor a água”, informou Luis Boemérgio, assessor da Secretaria de Educação de Araguaína.

Caravana da água

A Caravana da Água levou uma programação diversificada, gratuita e aberta a toda comunidade, ocorrendo em espaços públicos nas cidades de Palmas, Gurupi, Luzimangues, Miracema, Porto Nacional e Paraíso do Tocantins.

“Para as cidades contempladas, levamos educação ambiental por meio do esporte, lazer e cultura. Atividades de karatê, balé, basquete, pula-pula, entrega de brindes, teatro, entre outras, animaram a tarde da comunidade. A iniciativa reforça o compromisso da BRK de respeito às pessoas, ou seja, essas ações se traduziram em empatia, tratando cada um como gostaríamos de ser tratados”, afirmou, Telma Resplandes, da equipe de responsabilidade socioambiental da BRK.

Concurso cultural

O concurso cultural Dia Mundial da Água promovido pela BRK recebeu 1.169 desenhos e 105 vídeos, produzidos por estudantes de escolas públicas. O projeto teve o objetivo de estimular a reflexão e o entendimento sobre os conteúdos relacionados ao Dia Mundial da Água e elegeu o 1ª e 2º lugar nas categorias ensino fundamental e médio, na disputa de melhor desenho e vídeo sobre a temática “A importância da água tratada para a vida”. Além disso, 13 alunos foram premiados com tablets e 11 com celulares.

“Por meio da expressão criativa, os participantes puderam demonstrar sua compreensão a respeito dos impactos e benefícios que a água tratada promove, em favor da qualidade de vida da população, do desenvolvimento sustentável da localidade e da conservação do meio ambiente”, destacou Geórgia Milhomem.