Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Luciana Barros

Foto: Luciana Barros

Focado na qualidade de vida dos pacientes, o Hospital Geral de Palmas (HGP) presta assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que sofrem com dores crônicas. Por ano, na unidade hospitalar são realizados em torno de 300 atendimentos entre consultas e bloqueios - procedimentos minimamente invasivos, realizados com ultrassom de caráter ambulatorial, com o objetivo de aliviar as dores e diminuir o processo inflamatório local, resultando numa melhoria da qualidade de vida do paciente.

O procedimento é focado em pacientes com cronificação da dor aguda, os quais foram submetidos a cirurgias ou tratamentos clínicos como neuropatias pós-cirurgias de hernioplastia inguinal, de coluna lombar, mastectomias, amputações e tumores invasivos.

“A região inguinal, por exemplo, tem muitas estruturas nervosas, este edema provoca uma isquemia e esta situação faz com que o pós-operatório da hérnia pendure por mais tempo. Este bloqueio é uma forma complementar ao tratamento clínico. Neste tipo de procedimento tentamos melhorar ainda mais a vida do paciente que já faz uso de remédios”, explicou a médica e coordenadora do serviço de anestesistas no HGP, Welma Fuso.

A especialista ressalta que o HGP possui uma equipe de profissionais que realiza a parte de analgesia, na dor crônica. "Atuamos no tratamento de dor de paciente com câncer, tratamento clínico e estes bloqueios. E também oferecemos suporte aos pacientes no pós-operatório, cirurgia de hérnia, toracotomia (no tórax) e mastectomia (retirada cirúrgica de toda a mama). São cirurgias que ocorrem em regiões do corpo que têm grande quantidade de estruturas nervosas, por isso a cronificação (torna-se crônica) a dor aguda é mais comum”.

A servidora pública, Celiane Barreto é uma das pacientes beneficiadas com o serviço, e após o procedimento cirúrgico de hérnia necessitou realizar bloqueios. “O bloqueio vem diminuir o desconforto que sinto, e estou bem confiante. Fiz a cirurgia há um ano. A doutora me passou algumas medicações e agora iniciei a sessão de bloqueios e tem me ajudado muito", afirmou.

Como ter acesso ao serviço?

Os pacientes que necessitam de procedimentos cirúrgicos são encaminhados pelas Secretarias de Saúde Municipais, ao Serviço Estadual de Regulação, que organiza o fluxo no HGP. Após a cirurgia são acompanhados por meio de consultas de especialistas no Ambulatório de Especialidades da unidade hospitalar e quando necessário, os usuários são enviados à clínica da dor. O Hospital Geral de Palmas (HGP) é referência no Tocantins, neste tipo de atendimento de alta complexidade.