Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Tharson Lopes

Foto: Tharson Lopes

Com o objetivo de propor novas formas de exploração do ecoturismo no Tocantins, uma equipe do Governo do Estado acompanha prefeitos e secretários municipais do Jalapão em uma visita técnica à cidade de Bonito, no Mato Grosso do Sul. Na cidade sul-mato-grossense, o grupo tem feito levantamentos a respeito da gestão que pode ser adaptada à realidade dos municípios na região do parque estadual.

Nessa terça-feira, 11, secretários de Estado, juntamente com equipes das prefeituras de Mateiros, São Félix, Pindorama e Ponte Alta, foram recebidos pelo prefeito de Bonito, Josmail Rodrigues.

“É muito importante essa troca de saberes entre os dois estados. A nossa cidade começou há 30 anos com ecoturismo, trabalhando em conjunto com donos de atrativos, empresários de agências e Governo do Estado e articulando o município com a Câmara de Vereadores para aprovação de leis necessárias para organizar a cidade. Também estamos trabalhando na captação de dinheiro estrangeiro e devemos investir ao todo R$ 300 milhões no município. Estamos planejando o futuro da nossa cidade daqui a 20 anos”, comentou o prefeito de Bonito, no encontro.

Com pouco mais de 22 mil habitantes, Bonito se tornou polo internacional de turismo seguro e recebeu a certificação das Nações Unidas para o Clima, como primeiro destino de ecoturismo do mundo em Carbono Neutro. No ano passado, a cidade bateu seu próprio recorde de visitações; foram 280.391, segundo o Observatório do Turismo e Eventos (Oteb). Gestores do município estão guiando as autoridades tocantinenses pelos principais pontos turísticos da cidade, trocando experiências de gestão.

Uma das ferramentas adotadas pela Prefeitura de Bonito, de acordo com Josmail Rodrigues, é o controle de turistas de forma digital, fazendo com que o visitante faça sua reserva on-line e registre sua passagem pelos pontos turísticos da região utilizando um voucher único. "Importante para vocês pensarem no futuro, que é a venda on-line”, afirmou.

Sobre esse ponto, o presidente do Naturatins, Renato Jayme da Silva, comentou que o mecanismo permitirá um melhor controle de visitação e, consequentemente, a preservação dos atrativos, pois limita o número de visitantes. “Também estamos avaliando como a gestão local lidou com as licenças ambientais necessárias à atividade”, completou.

Para o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcelo Lelis, a ida da comitiva do Governo do Tocantins até Bonito foi muito produtiva. O grupo pôde entender como funciona o sistema de turismo da cidade, as questões ambientais e a capacidade de carga dos atrativos. “Estamos levando experiências extraordinárias daqui que poderão com certeza ser aplicadas no turismo e na preservação ambiental do Tocantins. Quando falamos especialmente do Tocantins, falamos do ecoturismo, do turismo em harmonia total com o meio ambiente. Iremos replicar o que vimos aqui, principalmente na região do Jalapão”, garantiu Marcello Lelis.

De acordo com o titular da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Márcio Santos, o intercâmbio subsidiará estudos de novas formas de exploração turística no Jalapão. “O objetivo é auxiliar as prefeituras de municípios do Jalapão na identificação de pontos em comum com a cidade de Bonito e, assim, auxiliar na construção de um modelo de gestão que gere emprego e renda, preservando o patrimônio cultural e ambiental, bem como o direito de posse de moradores e empresários já estabelecidos”, afirmou.

A secretária executiva da Secretaria de Estado de Turismo, Jocélia Gomes da Costa, explica que o processo de desenvolvimento do turismo passa por muitas mãos e, portanto, a presença de várias pastas nessa visita técnica se faz necessária. “Ele passa pelo Meio Ambiente, pelo Naturatins, pela própria Secretaria de Turismo e pela Comunicação. É um processo que envolve também a comunidade local, o pastor João Martins, prefeito de Mateiros, está aqui conosco, vivenciando esse processo. Secretários municipais dos demais municípios que compõem o Jalapão, como Pindorama e Ponte Alta também. Estamos aqui aprendendo a fazer turismo de forma consciente e segura, pois é mais do que simplesmente levar o turista, simplesmente vender o destino, a gente precisa se preparar”, ressaltou.

Gestores municipais do Jalapão

O prefeito de Mateiros, João Martins Neto, pontuou, na visita técnica em Bonito, que os modelos de políticas utilizados na cidade são muito impressionantes. “Queremos adaptar as boas práticas para melhorar ainda mais o nosso atendimento ao turista. A presença do Governo do Tocantins conosco aqui nos deixa ainda mais otimistas, já que podemos desenvolver, juntos, políticas para melhorar o turismo em todas as cidades do Parque”, ressaltou João Martins, que também é presidente do Consórcio dos Municípios da Região do Jalapão (Comuria).

Já o secretário de Turismo e Meio Ambiente de São Félix do Tocantins, Djalma Cirqueira Pugas, mencionou que os gestores do Jalapão decidiram ir até Bonito, pois querem aprofundar no assunto o máximo possível. "Queremos levar para o Jalapão as melhores iniciativas que destaquem ainda mais o turismo local”, reforçou.

Comitivas

Fazem parte da comitiva do Governo do Tocantins os gestores da Secretaria de Estado da Comunicação (Secom), Márcio Rocha; da Secretaria de Estado do Turismo (Setur), Hercy Filho; da Secretaria de Parcerias e Investimentos, Thomas Jefferson; da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Marcello Lelis, além da secretária executiva da Setur, Jocélia Gomes da Costa; e da gerente de Controle e Uso dos Recursos Hídricos do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins), Letícia Vieira.

Os gestores do Jalapão em Bonito são: o prefeito de Mateiros, João Martins Neto; o secretário de Turismo e Meio Ambiente de São Félix do Tocantins, Djalma Cirqueira Pugas; o secretário de Meio Ambiente, Turismo e Cultura de Ponte Alta, Tiago Cunha; a secretária de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Turismo de Mateiros, Lécia Francisca; e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cultura e Turismo de Pindorama, Hellyson Correia.