Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Saúde

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Hemorrede Tocantins enviou nessa quarta-feira, 12, a primeira remessa de plasma excedente para a Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia (Hemobrás), vinculada ao Ministério da Saúde (MS). Foram enviadas, a partir do Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP), 17 caixas, com 544 bolsas de Plasma Fresco Congelado (PFC). O envio será realizado a cada três meses.

O fornecimento de PFC só foi possível após a Hemobrás aprovar, via auditoria, o processo de trabalho HCP. A validação ocorreu em dezembro de 2022. “o nível de exigência para autorização da Hemobrás é baseado nos quesitos de qualidade previstos em legislação para todas as etapas do ciclo do sangue, desde a chegada do doador na unidade”, afirmou a superintendente da Hemorrede Tocantins, Pollyana Gomes.

A gestora acrescentou que “anteriormente, o excedente de plasma seria descartado. Porém com o fornecimento para a indústria, o mesmo será utilizado para a fabricação de hemoderivados utilizados no tratamento de pacientes portadores de coagulopatias”.

Em 2022, foram produzidos pelo Hemocentro Coordenador de Palmas (HCP) 9.642 bolsas plasmáticas.

Hemobrás

A Empresa Brasileira de Hemoderivados e Biotecnologia é uma empresa pública, responsável por produzir medicamentos hemoderivados e biotecnológicos para o Sistema Único de Saúde (SUS).

A empresa tem realizado auditorias nos hemocentros brasileiros, a fim da obtenção de um plasma apto ao fracionamento industrial, atendendo aos requisitos exigidos pela legislação vigente.

Plasma

O plasma sanguíneo é um dos componentes do sangue, uma solução aquosa amarelada constituída de água, sais minerais e proteínas. Ele corresponde à parte líquida e reúne os elementos celulares: hemácias ou eritrócitos, leucócitos e plaquetas. A principal função do plasma sanguíneo é garantir o transporte de substâncias pelo corpo.