Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Economia

Foto: Graziela Duarte

Foto: Graziela Duarte

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou no último dia 12, os resultados da Pesquisa Mensal de Comércio (PMC) referente ao mês de janeiro do corrente ano. A pesquisa tem como objetivo produzir indicadores que permitam acompanhar a evolução conjuntural do comércio varejista e seus principais segmentos.

De acordo com os resultados o volume de vendas do comércio varejista tocantinense alcançou o segundo lugar no ranking, apresentando alta de 8,7% frente ao mês imediatamente anterior, ficando atrás somente do Espírito Santo, que atingiu alta de 8,8%.

Com esse resultado, a média móvel trimestral para o varejo foi de 3,9% no trimestre encerrado em janeiro. Em comparação com janeiro de 2022, as vendas do comércio varejista cresceram 11%, a terceira alta consecutiva.

Para o secretário da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), Carlos Humberto Lima, o cenário é bastante positivo e os resultados irão impactar na economia com geração de emprego e renda para a população tocantinense.

“Ficamos muito animados com o resultado da pesquisa, parte dele é fruto do trabalho que desenvolvemos na Sics, com ações para fomentar a economia em todas as regiões do Estado. Por meio do Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), a secretaria trabalha para impactar positivamente todos os setores produtivos, fomentando a economia e aumentando emprego e renda”, finalizou.