Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

A Agência de Mineração do Estado do Tocantins (Ameto) participou da Agrosudeste com o Galpão da Mineração, trazendo como novidade a Exposição Itinerante de Geologia e Mineração que exibiu aos visitantes peças originais que integram o acervo geológico de ocorrência estadual e nacional, que recebeu mais de 300 visitantes durante todo o evento. A feira, realizada em Almas, a 276 km de Palmas encerrou no último sábado, 15.

Segundo o presidente da Ameto, Mauro Mota, o objetivo de exposição é divulgar a existência das geociências, sua importância à sociedade e estimular a formação de futuros profissionais na área da mineração. “Além de conhecer as riquezas e belezas geológicas do nosso estado e do nosso país, a exposição possibilitou que os visitantes conhecessem mais do trabalho realizado pela Agência e da atuação das empresas que estiveram presentes conosco no Galpão da Mineração”, disse.

A mostra exibiu fósseis doados pelo o Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) que remontam a história da Era Paleozoica, Período Permiano, compreendido entre 299 a 251 milhões de anos. As árvores fossilizadas são de dois grupos, pteridófitas e gimnospermas, que tiveram a matéria orgânica substituída por minerais. As outras peças inéditas foram cedidas e doadas à Ameto por parceiros e colecionadores.

Árvores fossilizadas

O material fossilizado é de procedência do Monumento Natural das Árvores Fossilizadas do Estado do Tocantins (Monaf). O Monumento fica no município de Filadélfia, na região do distrito de Bielândia.  O acervo natural das árvores fossilizadas ocupa uma área de 32 mil hectares do cerrado tocantinense e a Unidade de Conservação ambiental foi criada pela Lei n° 1.179 de 4 outubro de 2000.