Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Esportes

Foto: Victor Hiroshi

Foto: Victor Hiroshi

Muito sol, suor e determinação marcaram os quatro dias da primeira etapa do Circuito Sesi de Tênis de Praia 2023 iniciado na última quinta-feira, 13, e finalizado nesse domingo, 16. Foram mais de 220 duplas, sendo 376 atletas. Gratuito e aberto ao público, o evento, que é a primeira de sete edições, reuniu amantes do esporte na areia e na arquibancada. Centenas de pessoas acompanharam e torceram pelos jogadores. 

Neste dias e noites de Praia, os competidores realizaram mais de 300 partidas na Arena Sesi Esporte em Palmas, com um total de R$ 16 mil reais em prêmios distribuídos entre os vencedores. Dentro das quadras, a competição contou com a participação de atletas de 18 categorias, entre duplas femininas, masculinas e mistas, em diferentes níveis e idades.

Nesse domingo, as categorias B/C/D e Iniciante Feminino e as categorias A/B/C/D e Iniciante Masculino disputaram as finais. A categoria A masculino, que conta com atletas que figuram os rankings nacional e internacional, definiu o vencedor depois de uma disputa acirrada e que marcava uma revanche, os atletas disputaram em 2022 a final do circuito Sesi, mas desta vez o resultado foi diferente. 

“Nós perdemos para eles ano passado, por isso a gente entrou muito focado nesse jogo, bem concentrados e com estratégia bem montada. Começamos muito bem, mas vacilamos no segundo set, porém o mais importante foi que a gente conseguiu recuperar e sair com a vitória. Só temos que agradecer a todos”, comemorou Charles Fischer, atleta que está em 90 no ranking nacional e em 245 no mundial.

Parceiro de Charles, José Sales, apontou a organização do circuito e disse que a dupla quer sair vencedora de todas as etapas do Circuito Sesi. “Cheguei a duvidar da vitória, pois  perdemos para eles na fase de grupo. Entramos muito bem no jogo, estava muito confiante, ganhamos um sete, perdemos o segundo, mas conseguimos recuperar e sair com a vitória, foi emocionante! Eu gostaria de parabenizar o Sesi mais uma vez  pela estrutura e organização, nota 10, como sempre. A intenção é fechar todas as etapas do circuito e ainda são mais seis (6)”, disse Sales que é 112 no ranking Brasil e 325 no mundial.

Organizado pelo Sesi Tocantins, o torneio, tem como objetivo promover o esporte e a saúde.

“Apoiar o esporte faz parte da nossa missão e, por meio do Sesi, conseguimos levar o benefício da atividade física para cerca de 400 pessoas somente nesta 1ª etapa. O desenvolvimento do espírito de equipe e a promoção da saúde disseminados em cada atleta participante é o principal resultado desse Circuito que só está começando, mas já traz ganhos para toda comunidade”, disse o vice-presidente da Fieto, Carlos Suzana, ao final da competição.

"Com a ampliação do Circuito de Tênis de Praia o Sesi tinha como expectativa promover a prática de esporte, saúde e lazer para um maior número de cidades e pessoas. O sucesso da realização desta primeira etapa [de inscritos e público] faz com que saibamos que estamos no caminho certo para alcançar nosso objetivo. Agora é pensar na próxima etapa e trabalhar para que ela seja tão boa ou melhor que a primeira,” reforçou a superintendente do Sesi, Roseli Sarmento.

Próximas Etapa

Neste ano, o Circuito Sesi de Tênis de Praia 2023 contará ainda com mais seis etapas realizadas em quatro cidades: Araguaína, Gurupi, Palmas e Paraíso.

A cada etapa os primeiros 250 atletas inscritos receberão uma medalha personalizada que ao final formará a mandala do circuito. Os atletas destaques e com maior pontuação em cada uma das categorias receberão premiações individuais ao final do circuito. Ao todo, durante todas etapas do circuito, serão R$ 128.000,00 em premiações.

Em maio, ocorre a segunda etapa dos jogos em Paraíso na arena parceira TOnareia Sports. Junho e agosto será a vez de Araguaína receber as 3ª e 4ª etapas do circuito, que serão realizadas nas arenas Na Praia Sports e Lago Beach, respectivamente.

Em setembro a 5ª etapa volta a ser em Palmas, mas desta vez nas quadras da arena Tody Sport. Gurupi, sediará os jogos da 6º etapa em outubro na arena parceira Tonareia Sports. O encerramento dos jogos ocorre na sede do Sesi Esporte em Palmas no mês de novembro.

Etapas

2ª etapa - 18 a 21 de maio  –  Paraíso  – Tonareia

3ª etapa – 08 a 11 de junho  –  Araguaína  – Na Praia Sports

4ª etapa - 10 a 13 de agosto –  Araguaína  – Lago Beach

5ª etapa - 28 de setembro a 1º de outubro – Palmas – Tody Sport

6ª etapa - 19 a 22 outubro  – Gurupi  – Tonareia

7ª etapa - 23 a 26 novembro – Palmas – Sesi Esporte

Arena Sesi Esporte

A unidade Sesi Esporte é o mais completo espaço para prática de Tênis de Praia em Palmas e está localizada na Avenida Teotônio Segurado. Há opções de uso do local, aulas em turmas com horário marcado, day use e locações. O espaço conta com cinco das quadras de areias, sendo três cobertas e outras duas com arquibancadas.