Conexão Tocantins - O Brasil que se encontra aqui é visto pelo mundo
Estado

Foto: Esequias Araújo

Foto: Esequias Araújo

O Governo do Tocantins, por meio do Comitê de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar, consolidou, na tarde dessa segunda-feira, 17, mais ações preventivas no intuito de manter a normalidade e evitar qualquer tipo de ataque em unidades escolares do Estado. Esses procedimentos foram definidos, conjuntamente, entre as Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP) e Educação (Seduc), além da Polícia Militar do Tocantins (PMTO).

“Esta foi mais uma reunião de alinhamento com o Comitê instituído por determinação do governador Wanderlei Barbosa. Discutimos ações que levarão segurança para as escolas”, enfatizou o comandante-geral da PMTO, coronel Márcio Barbosa. No encontro, ele explicou que, ao que compete a Polícia Militar, está sendo realizada a Operação Escola Segura, aumentando a presença da polícia nas escolas. Nos próximos dias, mais viaturas estarão fazendo rondas, garantindo mais segurança para alunos, professores e demais funcionários nas unidades escolares.

A Operação Escola Segura, executada em todo o Estado, foi lançada na última quinta-feira, 13, com a finalidade de promover policiamento de caráter preventivo, ostensivo, educativo ou repressivo, evitando crimes dentro e nas proximidades das unidades de educação. “Estamos no caminho certo. O Tocantins não registrou nenhum incidente até agora e esperamos que continue assim”, expressou o comandante-geral da PMTO.

SSP e Seduc

As Secretarias de Estado de Segurança Pública (SSP) e Educação (Seduc) trabalham na efetivação de protocolos a serem adotados pela inteligência da Polícia Civil e também dentro das escolas. O secretário da SSP, Wlademir Costa, disse que muito já foi feito, mas que outros procedimentos nesse sentido serão anunciados em breve, apesar de que no Tocantins nenhuma ocorrência de ataque às escolas foi registrada. “A ideia é massificar a presença do Estado no ambiente escolar, levando a sensação de segurança. Para tanto, estamos estabelecendo um cronograma de ações e orientando as nossas equipes”, disse.

Para o secretário da Educação, Fábio Pereira Vaz, o momento de discussão de hoje foi importante. “Por ordem do nosso governador Wanderlei Barbosa, estamos construindo, de forma integrada, a melhor atuação possível em busca de soluções. Na área de inteligência, estamos trabalhando com a SSP. Também há o desempenho das rondas nas escolas realizadas pela PM. Isso transmite segurança e leva proteção para esse ambiente escolar que tanto precisamos. As Forças de Segurança unidas com a educação estadual, municipal e privada, protegerão todos os alunos do Estado do Tocantins”, pontuou o gestor.

Comitê Estadual

O Comitê de Prevenção à Violência e Promoção da Cultura de Paz no Ambiente Escolar tem participação da SSP, da Seduc e da PMTO. Juntos, estão alinhando ações na prevenção de casos de violência nas escolas tocantinenses. Durante o lançamento do Comitê, o governador Wanderlei Barbosa determinou que os órgãos estaduais empreguem todos os recursos necessários em atividades integradas de prevenção, como reforço policial e a ampliação na contratação de psicólogos para todas as unidades escolares estaduais.